No dia 22 de junho, pelas 14h, a rua Vale do Vigues, situada no Parque da Cidade de Vale de Cambra, será palco da primeira prova de Perícia em homenagem ao industrial valecambrense Armindo da Costa Leite Pinho, que foi campeão absoluto da modalidade. A prova vai ser realizada sob a organização da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra e o evento faz parte do calendário oficial da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).
Cristina Maria Santos
Homologada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, a 1ª edição do Grande Prémio de Perícia Armindo da Costa Leite Pinho pretende vir a ser uma prova de perícia automóvel mítica, para recordar e para continuar.
A ideia partiu de Jorge Pinho, um apaixonado pela modalidade e, em geral, por todos os desportos motorizados. Desde os nove anos que participa em provas de kartings e, até então nunca mais parou.
Jorge Pinho participa em diversas provas do género em vários pontos do país, já foi vice-campeão na modalidade na divisão 3B e considerou Vale de Cambra o palco ideal para organizar um evento desta natureza.
“O concelho tem excelentes condições para tal, como também tem associações redirecionadas para esta área, na qual poderiam investir mais em eventos deste tipo e variar um pouco mais as modalidades para dinamizar mais a cidade de Vale de Cambra e poder trazer mais pessoas ao Concelho”, referiu em declarações ao Voz de Cambra.
Há vários anos que provas do género são organizadas em Vale de Cambra por outra associação, no entanto, este é o primeiro Grande Prémio de Perícia, organizado pela Associação de Bombeiros de Vale de Cambra (AHBVVC), em homenagem ao industrial valecambrense, Armindo da Costa Leite Pinho, que foi campeão absoluto da modalidade entre 1961 a 1964.
“O objetivo principal desta iniciativa é homenagear o cidadão valecambrense Armindo da Costa Leite Pinho, que foi campeão absoluto nesta modalidade, mas que também é um filantropo de Vale de Cambra e benemérito de várias Associações, onde se inclui a AHBVVC”, refere a organização.
A AHBVVC já tem alguma experiência em organizar provas de expressão nacional, como por exemplo o Inox n’ Fire, raids e outros resultantes da paixão dos seus elementos mais ativos.
“A paixão pelos desportos motorizados, transversal aos Bombeiros e a esta comunidade, em que muitos brilharam e brilham, a vontade comum dos parceiros certos, a oportunidade de integração num calendário oficial e a disponibilidade pessoal dos elementos da equipa tornaram possível lançar e concretizar este desafio”, reforça a organização do evento.
A iniciativa foi enquadrada, estudada, planeada e tem as condições necessárias para “proporcionar mais um bom espectáculo à população”, salienta ainda.
A competição, reservada a viaturas ligeiras, requer que os participantes sejam detentores de licença desportiva emitida pela FPAK.
Os pilotos terão várias tentativas para percorrer o percurso designado, sendo que o tempo mais rápido determinada a classificação final.
O público interessado em assistir à prova poderá fazê-lo nas zonas delimitadas para segurança, seguindo as indicações fornecidas pela organização.
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra conta com a parceria do “Guarda Unida Sport Clube”, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, bem como de vários patrocinadores.