Com 23 anos de existência, a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) é a única associação com vocação industrial e multissetorial no eixo Aveiro-Porto, referiu o seu diretor executivo, António Pinto Moreira, em entrevista ao Voz de Cambra. A Associação abrange o Norte e Centro do País, nomeadamente o concelho de Vale de Cambra, onde tem vários associados.
Ao longo dos anos, tem potenciado a capacidade empreendedora dos empresários da região e tem liderado uma bolsa de projetos no âmbito do P2020, no valor de 3,6 milhões de euros. Para isso, conta com o apoio de parceiros e trabalho em rede com instituições públicas e priva- das.
Depois de uma taxa de execução em média de 90%, a AECOA já submeteu várias candidaturas, quer no âmbito do PRR quer do P2030 e, recentemente, irá apresentar uma candidatura que, para além de aumentar a inovação e a competitividade, tem a vertente da sustentabilidade.
Nesta entrevista, o diretor considerou essencial que as zonas industriais de municípios como o Vale de Cambra sejam infraestruturadas para atraírem e fixarem empresas e, em resposta à falta de mão de obra qualificada, lembrou que a AECOA coloca à disposição das empresas da região formação em várias áreas e são já vários os valecambrenses que frequentam os cursos de formação profissional que tem disponíveis.
Para uma maior abrangência na área da formação, o diretor aproveita para lançar o desafio à criação de uma parceria com a Escola Profissional de Vale de Cambra.
O tecido empresarial de Vale de Cambra assume uma posição de destaque, referiu António Pinto Moreira e considerou que vale a pena o concelho se afirmar como ‘Capital do Inox’.
Cristina Maria Santos
Leia a Entrevista na integra, na Edição 1099 - Maio de 2024!