A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) atribuiu o “Cartão Branco” ao piloto valecambrense Jorge Pinho, pela sua demonstração de solidariedade social ao abdicar de todos os prémios monetários, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueira de Castelo Rodrigo, conseguidos no âmbito do XXV Slalom de Castelo Rodrigo e da 5ª Grande Perícia Automóvel de Figueira Castelo Rodrigo que decorreu de 27 a 28 de julho .
Cristina Maria Santos
“Uma atitude de solidariedade social”, sublinhou a direção da FPAK, quando atribuiu o Cartão Branco a Jorge Pinho.
A atitude do piloto valecambrense foi enaltecida pela Federação por este entregar todos os prémios monetários, conseguidos nas provas: XXV Slalom de Castelo Rodrigo e 5ª Grande Perícia Automóvel de Figueira Castelo Rodrigo (Bombeiros Voluntários Figueirenses), à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueira Castelo Rodrigo.
O gesto solidário foi elogiado e reconhecido, através da atribuição do “Cartão Branco”, um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. Resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP) e a FPAK.
Durante as suas prestações em provas de perícia, Jorge Pinho já doou 1.200 euros aos bombeiros de vários pontos o país e pretende continuar a fazê-lo até ao final dos troféus e do Campeonato. O piloto aproveita para sensibilizar outros a fazerem o mesmo.
“Desafio a que mais pilotos o façam nesta ou noutras modalidades porque os bombeiros são uma força indispensável para a manutenção da segurança e bem-estar da nossa sociedade”, sublinhou o piloto, em declarações ao Voz de Cambra.
Jorge Pinho organizou recentemente o 1.º Grande Prémio de Perícia Armindo da Costa Leite Pinho”, uma prova que contou com 47 concorrentes e 47 viaturas e cerca de 3.000 espectadores. A competição foi organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra, da qual o piloto faz parte da direção.