A intervenção vai beneficiar uma área de aproximadamente 160 ha nos baldios de Felgueira, freguesia de Arões, inseridos na Serra da Freita. Baldios de Paraduça e Lomba também viram as suas candidaturas aprovadas para recuperar a área florestal.
Os baldios de Felgueira, na freguesia de Arões, vão implementar o projeto de “Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco”, que consiste em recuperar, beneficiar e rearborizar esta área florestal, num investimento previsto de cerca de 250 mil euros, que foi anunciado à população, este domingo.
O conselho diretivo dos Baldios de Felgueira promoveu uma ação de sensibilização à população para dar a conhecer a área de intervenção do projeto, bem como a sua materialização.
José Ferreira, diretor dos Baldios de Felgueira, explicou o processo de candidatura ao projeto que foi desenvolvido no âmbito do objetivo específico “Apoio à Transição Climática” e na prioridade de investimento (PI) 13.1 “Promoção da recuperação da crise no contexto da pandemia de COVID-19, e respetivas consequências sociais, e preparação de uma recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”, do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).
A verba vai apoiar a 100% ações de arborização e de rearborização, regeneração natural, controlo de espécies invasoras lenhosas e de gestão de combustível. O objetivo é reduzir as vulnerabilidades do território, nomeadamente a perigosidade de incêndio rural e contribuir para a maximização de bens e serviços de ecossistemas e diversificação e multifuncionalidade das áreas rurais florestais.
Leia a notícia na integra! Em breve nas bancas!