Com 76 anos de vida, confessa que gostaria de ser lembrada como professora e como uma mulher de causas. Em entrevista ao Voz de Cambra, Fátima Fonseca faz uma retrospetiva da sua vida, reavivando a todos a consciência da necessidade do serviço público.
Leia a entrevista na integra na edição impressa! Edição n.º 1089! Já nas bancas!
Agradecimento de Fátima Fonseca
A “Eng. Fátima Fonseca”, como é conhecida, foi homenageada a 4 de março, pelos 26 anos de dedicação à Cruz Vermelha de Vale de Cambra, na gala dos 40 anos da Instituição, pelo seu trabalho voluntário e deu nome à valência do “Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social” da Instituição.
No mesmo mês, Fátima Fonseca deu uma entrevista ao Voz de Cambra e, através da sua divulgação no site e redes sociais, recebeu centenas de mensagens de felicitação e agradecimento pela sua dedicação ao ensino e às causas sociais no concelho.
Fátima Fonseca vem, através deste meio, agradecer a todos quantos o fizeram pela Internet e também pessoalmente. e aproveita para aqui lembrar todos aqueles que, com ela, dedicaram o seu tempo à educação e à causa – Cruz Vermelha Portuguesa.
“Foi bom sentir que a comunidade reconhecesse o meu trabalho voluntário ao longo de vários anos e também a muita dedicação e responsabilidade como professora.
Ficava satisfeita que estas mensagens sensibilizassem para haver mais voluntariado. Ser voluntário é uma experiência única que procura mudar definitivamente a vida de muitos pessoas todos os dias. Foi isso que eu procurei fazer durante muitos anos.
Agradeço o carinho recebido e a homenagem que a Cruz Vermelha de Vale de Cambra me fez e a todos aqueles que deram parte dos seu tempo livre para proporcionar condições que permitiram proteger, promover a segurança, a saúde, a formação, o desenvolvimento integral dos jovens que acolhemos.
Foram muitas as pessoas que acompanharam o crescimento de muitos e muitos jovens durante vários anos. Lembro aqui alguns desses amigos que pertenceram aos órgãos sociais da Instituição: não posso deixar de lembrar o Dr. Eduardo Coelho, a professora Herminia Anacleto, o Sr. Manuel Domingos Tavares, o Sr. Vitor, o Sr. Agostinho Alves, a D. Alice Soares, a professora Rosa Branca e muitos outros. Também foi muito importante o trabalho desenvolvido por todos os técnicos, funcionários e voluntários que acompanharam a educação e formação dos nossos jovens.
Para finalizar, queria dizer que voluntariado é um conjunto de ações, interesse comunitário, de forma desinteressada, por pessoas, ao serviço de indivíduos, famílias, etc.”.
Eng.º Fátima Fonseca