É fabricada na Padaria Dairas, em S. Pedro de Castelões, Vale de Cambra e conquistou os paladares de 27 profissionais do setor da panificação. A Broa de Milho foi considerada a 4ª Melhor Broa de Portugal, um motivo de orgulho para os sócios-gerentes Pedro Monteiro e José Luís Cruz, que se juntaram a 15 de novembro de 2024, com o objetivo de preservar os ingredientes tradicionais da região. Este é um dos vários prémios que têm conquistado.
Cristina Maria Santos
A Padaria Dairas foi fundada em setembro de 2000. Desde então, houve várias mudanças na composição dos sócios, mas, a partir de novembro de 2024, a empresa passou a contar apenas com dois sócios: Pedro Monteiro e José Luís Cruz.
Os sócios participaram no concurso “para divulgar a broa de milho e para contribuir para que a tradição não acabe”, sendo que as broas fazem parte da cultura desta região, sublinharam ao Voz de Cambra.
Em maio de 2025, a Padaria foi convidada a participar do 1º Concurso de Pão, realizado no Museu do Pão em Seia, onde conseguiram um honroso 4º lugar na categoria da Melhor Broa de Portugal.
“Considerando a vasta gama de pães e broas regionais da Serra da Estrela e a grande concorrência, este resultado deixou-nos muito felizes e confiantes para continuar a melhorar e a inovar”, revelaram os sócios.
Para os proprietários, o prémio representa horas de esforço e entrega, mas também de muita paixão pelo oficio.
“O nosso segredo está na qualidade dos ingredientes mas também na forma como é confecionada”, revelaram.
Os empreendedores têm participado em diversos concursos do ramo de padaria e pastelaria para promover os “produtos de excelência”.
Já em abril deste ano, a Padaria tinha participado no concurso da Associação do Comércio e Indústria de Panificação (ACIP) para o melhor Pão de Ló de Portugal, onde conquistou o 2.º lugar na categoria dos ninhos de Páscoa e o 4º lugar nas amêndoas.
“Esses concursos não só apenas nos proporcionam novas oportunidades e visibilidade, mas também nos desafiam a sermos melhores”, frisaram os sócios.
Foi nesse contexto de inovação que lançaram a Broa de São Pedro de Castelões. Uma iguaria desenvolvida a partir da tradicional broa de milho, à qual acrescentaram uma série de ingredientes de alta qualidade, incluindo a castanha, típica da região.
“Demos o nome da freguesia à broa porque, além de nos orgulharmos de nossa terra, queremos levar Vale de Cambra a todos os cantos de Portugal e mostrar ao país o que temos de melhor”, sublinharam.
Acreditando no potencial dos seus produtos, a Padaria pretende ir mais longe e continuar a obter uma “boa aceitação” das suas iguarias e aproveitam para agradecer a clientes e amigos pelo apoio, bem como à junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, onde têm divulgado as suas broas.
A Padaria tem estado presente nas festas do Município de Santo António na Festa das Coletividades em São Pedro de Castelões e tem representado o concelho um pouco por todo o país.

