Os candidatos a deputados do Partido Socialista, pelo círculo eleitoral de Aveiro, estiveram em Vale de Cambra para dar conta do desenvolvimento das obras em curso, financiadas pelo PRR e conhecer o Agrupamento de Escolas de Búzio, nomeadamente, os Cursos Técnico Profissionais. O candidato a deputado pelo circulo de Aveiro, Filipe Neto Brandão disse ao Voz de Cambra ter constatado que o concelho “é um viveiro de jovens qualificados” e que há uma indústria para os acolher. Fica a faltar, dotar estes Cursos de melhores equipamentos, uma necessidade a que o Partido pretende dar resposta, se vencer as eleições de 10 de março.
Cristina Maria Santos
“Vamos levar o recado da necessidade de dotar a Escola a nível de equipamento e vamos procurar responder a essa necessidade, até porque pudemos constatar que, aqui, se vive uma situação de plena empregabilidade dos quadros que a escola forma”, referiu Filipe Neto Brandão, ao Voz de Cambra. O candidato a deputado por Aveiro, referia-se ao “recado” que vai levar para o Governo, dado pelo diretor da Escola Secundária de Vale de Cambra, Pedro Martins, aquando da visita da comitiva do PS a esta Escola.
Pedro Martins especificou as dificuldades que os Cursos Técnico-Profissionais enfrentam a nível de equipamentos, lembrando que a maior parte das máquinas existentes na oficina da Escola, tem mais de 50 anos.
Aos candidatos socialistas foi ainda dado a conhecer o aumento do número de alunos nesta Escola nos últimos anos. A contribuir para esta mudança de tendência está o número de alunos estrangeiros a frequentar as escolas do concelho, estando já perto dos 300, sendo que, 250 vieram do Brasil e os restantes, são de várias outras nacionalidades. Apesar do acolhimento e integração da Escola, o diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio disse também que este crescimento da população escolar traz a necessidade de um maior apoio no ensino do Português Língua Não Materna.
A comitiva socialista – acompanhada por Jesus Silva e Ana Maria, militantes do Partido em Vale de Cambra – visitou as obras em curso de duas Instituições de Solidariedade Social (IPSS´s) do concelho, financiadas pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). O Centro Social e Paroquial de Castelões viu aprovada a candidatura para a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), cujo investimento é de 1,3 milhões de euros. Os candidatos foram recebidos pelo vice-presidente e diretora técnica da Instituição, Manuel Augusto Sousa e Deolinda Pinho, respectivamente, e reconheceram a importância desta obra, tendo em conta o aumento da população envelhecida.
A Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente também recebeu os candidatos a deputados e aproveitou para dar a conhecer o projeto de remodelação e construção do edifício-sede no lugar de Lordelo, que inclui espaços para Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e lar residencial que irá acolher pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade. A obra vai custar 2,5 milhões de euros e é financiada pelo PRR. O presidente da Associação, Adriano Fernandes alertou, no entanto, para o facto de este financiamento não contemplar a construção do Lar. Ou seja, 800 mil euros terão de ser conseguidos pela Associação. Filipe Neto Brandão, aconselha a Instituição a arranjar modos de financiar esta infra-estrutura, nomeadamente através de programas como o Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
Em declarações ao Voz de Cambra, o candidato a deputado por Aveiro, Filipe Neto Brandão disse estar surpreendido com o dinamismo das IPSS´s do concelho e promete levar consigo o registo das dificuldades de financiamento, que decorrem do quadro comunitário.
A passagem por Vale de Cambra terminou com a visita ao Museu Municipal e à junta de freguesia de Macieira de Cambra, única freguesia do concelho liderada pelo PS. Aqui, juntaram-se à comitiva, Tiago Fernandes, vereador da Câmara de Vale de Cambra, apoiado pelo Partido Socialista nas últimas eleições e também elementos da junta de freguesia de Macieira de Cambra.
A comitiva socialista leva “uma imagem muito positiva de Vale de Cambra” e garante que, se vier a governar, vai ter em consideração todas as pretensões que lhes foram comunicadas.
À pergunta, quais as expectativas para as eleições de 10 de março, Filipe Neto Brandão respondeu que o PS é um partido que assegura melhores perspectivas de vida. Lembrou o lema do Secretário-Geral do PS, Pedro Nuno Santos, que encabeça a referida lista, que é “Portugal Inteiro”. Com esta frase, o partido pretende dizer que “há uma particular sensibilidade para as causas sociais, mas também para a necessidade de coesão territorial, necessidade de incrementar o apoio, discriminando positivamente o interior”, referiu.