“Armindo da Costa Leite Pinho” foi este sábado homenageado pelo neto, Jorge Pinho, naquele que foi o 1.º Grande Prémio de Perícia com o seu nome. Uma cerimónia que decorreu no local onde se realizou a prova, que contou com 47 concorrentes e 47 viaturas e cerca de 3.000 espectadores. A competição foi organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra.
Cristina Maria Santos
A Rua Vale do Vigues foi hoje palco do 1.º Grande Prémio de Perícia “Armindo da Costa Leite Pinho”, campeão absoluto da modalidade entre 1961 a 1964, que foi homenageado pelo neto, Jorge Pinho numa cerimónia que decorreu durante a prova.
“Foi um momento emotivo para mim e sei que também para o meu avô, que nunca mais iremos esquecer”, revelou Jorge Pinho em declarações ao Voz de Cambra.
Jorge Pinho, que também participou na prova e ficou em 1.º lugar na divisão 3B, categoria esta em que já foi vice-campeão e tem representado Vale de Cambra em diversas provas do género por todo o país.
O principal objetivo da iniciativa foi cumprido, com a homenagem ao cidadão valecambrense Armindo da Costa Leite Pinho, mas também ao industrial e benemérito de várias associações do concelho de Vale de Cambra, referiu a organização.
A competição, homologada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), contou com a participação de 47 pilotos e 47 viaturas e segundo Jorge Pinho, “o evento superou as expectativas, tanto na organização, como a nível de participantes e de espectadores”, disse.
cerca de 3.000 espectadores puderam assistir às várias tentativas dos pilotos para percorrer o percurso designado, sendo que o tempo mais rápido determinava a classificação final.
“Esta foi a oportunidade de integração do evento num calendário oficial e também de proporcionar um espetáculo mítico para recordar”, frisou ainda a organização, que promete dar continuidade ao evento, pretendendo realizá-lo em data próxima à da 1ª prova, ou seja, em junho de 2025.
A Associação Humanitária dos Bombeiros de Vale de Cambra contou com a parceria do “Guarda Unida Sport Clube”, da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, bem como de vários patrocinadores.