Decorreu ao longo de três dias o 46º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal Norte 2024, uma iniciativa promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Pela primeira vez, alunos do Agrupamento de Escolas do Búzio participaram no evento, nas áreas de Soldadura e Serralharia Civil, sendo uma das cinco escolas públicas presentes no evento e a única na área Metalurgia e Metalomecânica.
Cristina Maria Santos
De Vale de Cambra, o Agrupamento de Escolas de Búzio teve dois alunos do 12.º ano, das áreas de Soldadura e Serralharia Civil.
Rodrigo Lomba e José Barbosa competiram, desde o dia 12 de novembro, num campeonato que envolveu jovens entre 17 e 29 anos de idade, que concluíram ou que se encontram a frequentar um percurso de qualificação, de educação e formação profissional.
Os participantes, oriundos de centros de formação, escolas e empresas, estiveram agrupados em seis setores de atividade. Foram 59 as profissões em competição, onde os concorrentes, simulando situações reais de trabalho, realizaram provas práticas de desempenho e demonstraram as suas habilidades e competências, que foram avaliadas segundo exigentes critérios que seguem parâmetros estabelecidos internacionalmente.
Pela primeira vez, alunos do Agrupamento de Escolas do Búzio participaram no evento, nas áreas de Soldadura e Serralharia Civil, sendo uma das cinco escolas públicas presentes no evento e a única na área Metalurgia e Metalomecânica.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio, Pedro Martins e o professor responsável pelos cursos, José Valquaresma, que sublinhou, em declarações ao Voz de Cambra, que apesar dos “parcos recursos materiais, a capacidade e resiliência dos dois alunos, foi capaz de ultrapassar”.
A Câmara de Vale de Cambra também se fez representar prelo presidente da Câmara, José Pinheiro e pela vereadora da Educação, Mónica Seixas, que reconheceram a importância desta participação para o concelhos, considerando as duas áreas de competência representadas, fulcrais para o território, bem como a necessária valorização do ensino profissional para o crescimento da indústria.
Trata-se do maior evento nacional de educação e formação, que levou ao Europarque, em Santa Maria da Feira, cerca de 450 jovens que seguiram a via da formação profissional, que competirem entre si para se apurarem os melhores de cada uma das profissões a concurso.
Os jovens medalhados nesta etapa nacional poderão vir a representar Portugal na 9.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro de 2025, em Herning, na Dinamarca, e daí seguirem, dependendo dos seus resultados, para o Campeonato Mundial das Profissões que se realiza, em setembro de 2026, em Xangai, na China.