Esta quinta-feira, o município de Vale de Cambra, em parceria com as ecoescolas do concelho, promoveram um percurso itinerante que ligou as várias escolas do concelho através da passagem de um testemunho – alertar para a adoção de práticas sustentáveis, através do projeto “Rota Concelhia de Ação pelo Clima”.
Cristina Maria Santos
O Município da Vale de Cambra aderiu ao projeto “Rota Concelhia de Ação pelo Clima”, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), no âmbito do Programa Eco-Escolas.
A Rota envolveu e passou por três ecoescolas, tendo iniciado na Eco Escola Básica e Secundária do Búzio, passando pela Eco Escola da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e Eco Escola das Dairas. A iniciativa contou ainda com a inauguração do mural alusivo ao concurso “Muros Com Vida”.
A ação pelo clima estendeu-se ao longo do percurso itinerante entre escolas, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de se adotarem práticas sustentáveis em todas as áreas da sociedade, das escolas aos municípios e outras instituições.
A rota incluiu a passagem por espaços verdes, escolas e terminou no Edifício Municipal de Vale de Cambra, onde decorreram representações de teatro e música, relacionadas com a mensagem de sustentabilidade. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, vereador do Ambiente, José Alexandre Pinho e vereadora da educação, Mónica Seixas.
Esta iniciativa assume o compromisso com o conceito #ecoescolasfazpeloclima, cujos principais objetivos passam por propor ações e compromissos alinhados com as metas da Agenda 2030, como é o caso da promoção de mobilidade sustentável, valorização de espaços verdes e recursos naturais e estímulo à intervenção cívica, identificando problemas, propondo soluções e concretizando ações, além de desenvolver em crianças e jovens, competências na área da cidadania e sustentabilidade.



