Trata-se da 6.ª edição do evento “Viver Arões” que levou, este fim de semana, à freguesia de Arões, centenas de visitantes e deu a conhecer a cultura identitária do seu povo. Este ano, a iniciativa contou com a apresentação do projeto: “Desbravar: Olhares e Cantares” e ainda uma viagem no tempo com estendais das memórias das suas povoações.
Cristina Maria Santos
O evento “Viver Arões” vai na sua sexta edição e voltou a promover a gastronomia, produtos locais, artesanato, mostra associativa, música, desporto, folclore e muito mais tradições da freguesia.
No recinto do evento, teve a exposição “O estendal das Memórias”. Trata-se de uma viagem no tempo, com uma exposição ao ar livre que deu vida às palavras, fotografias e recordações dos tempos antigos, elaborados pelas povoações.
A noite da abertura oficial do evento, na sexta-feira, contou com a apresentação do projeto: “Desbravar: Olhares e Cantares” e ainda a realização de uma tertúlia sobre “Onde estamos e para onde queremos ir? – um olhar sobre o passado, o presente e o futuro”. O dia terminou com José Carlos e o coreógrafo Pedro Dança+.
Já no sábado, depois da ginástica sénior, decorreu a já tradicional caminhada, que contou com a participação de centenas de pessoas. Depois da eucaristia com Unção de Doentes, seguiu-se a Mostra das Papas, com animação dos músicos da terra e cantares aos desafio. A noite seguiu com o Grupo Pop e R&B Ana Vinha e Amigos e o DJ Nuno Simões.
No domingo, o dia começou com a Eucaristia Dominical, seguida do leilão e workshop com trabalhos manuais “Atelier Saber & Arte”.
A tarde foi preenchida com o 25.º Encontro de Folclore Terras de Arões, pelo Grupo de Folclore Terras de Arões, Rancho Folclórico e Etnográfico de Arzila, de Coimbra, o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, de Gouveia e o Rancho Folclórico Vale do Lis, de Leiria.
No final da tarde, houve entrega de prémios do Torneio de Futebol e o encerramento de mais um evento do Viver Arões.
A iniciativa mobiliza esforços da Paróquia de São Simão de Arões, impulsionadora da criação do evento, mas também de diversas associações da freguesia, da Junta de Freguesia de Arões e Câmara de Vale de Cambra e conta também com a parceria da ADRIMAG/CLDS Vale+Social.