O ministro da Economia e da Coesão Territorial disse esta terça-feira, dia 30 de setembro – numa conversa com empresários do concelho de Vale de Cambra a convite do PSD local- que os jovens de Vale de Cambra têm de ter as mesmas oportunidades que os que vivem em Lisboa. Castro Almeida referia-se à necessidade de mais formação profissional nas escolas do concelho e uma maior ligação à indústria local.
Cristina Maria Santos
“Os jovens de Vale de Cambra têm de ter as mesmas oportunidades que os de Lisboa”. Castro Almeida respondeu assim ao desafio lançado pelo candidato à Câmara de Vale de Cambra (PSD), Miguel Aguiar Soares, que apelou a que o governo atue sobre questões estruturantes para o concelho, como combater a falta de mão de obra qualificada nas empresas locais, através de mais formação profissional e cursos superiores na Escola Tecnológica de Vale de Cambra.
O encontro com empresários de Vale de Cambra aconteceu precisamente no auditório da Escola Tecnológica de Vale de Cambra, onde existe uma oferta formativa para ensino secundário, cursos científicos e humanísticos, cursos técnicos superiores profissionais e cursos de especialização tecnológica.
Castro Almeida lembrou que conhece bem Vale de Cambra e que sempre foi uma “terra prospera a nível empresarial”. Concordou que o ensino tenha de ser melhor adaptado para “encaixar nas necessidades do mercado de trabalho”.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial ouviu os empresários presentes e frisou também a importância das empresas reforçarem a competitividade e apostarem na inovação, para aumentarem as exportações. Sublinhou que o Governo está disponível para melhorar as regras que favoreçam o investimento empresarial e o crescimento económico.
