Trata-se de um equipamento que poderá fazer a diferença em caso de urgência médica ou social, no caso dos idosos que vivem isolados no concelho de Vale de Cambra.
A Câmara de Vale de Cambra implementou um serviço de teleassistência, através de uma central telefónica que visa quebrar o isolamento e ajudar a cuidar da população mais idosa do concelho, através de apoio de uma equipa de saúde multidisciplinar 24 horas por dia.
“Funciona 24 horas por dia, 365 dia por ano, através de um terminal fixo ou móvel, onde o utilizador pode, através do toque num botão de emergência, estabelecer contacto imediato através do telefone, com uma central de assistência, aparecendo no monitor do operador, todos os dados relativos ao utilizador que originou a ligação”, refere o município através de nota de imprensa.
O projeto piloto está a ser feito com 20 idosos do concelho, durante 12 meses, que podem usufruir deste serviço, em qualquer situação de emergência, de forma permanente.
A autarquia de Vale de Cambra pretende que este tipo de equipamento possa fazer a diferença em caso de urgência médica ou social, dado o isolamento e vulnerabilidade em que se encontram muitos idosos do concelho.