No mês em que assinala meio século de vida, o jornal Voz de Cambra lança o primeiro número da revista O Orbitário – Coletânea de estudos sobre Vale de Cambra. A primeira edição, traz reflexões de estudiosos em várias áreas do conhecimento, que se debruçaram sobre as riquezas patrimoniais do concelho e pretende perpetuar as suas memórias coletivas.
A Voz de Cambra acaba de lançar o primeiro número de uma revista anual, que tem como objetivo publicar produções científicas que vão desde a diversidade cultural à metodologia de pesquisa, abrangendo áreas do conhecimento como: Arqueologia, Arquitetura, Artes Plásticas e Visuais, Ciências Naturais, História, Literatura, entre muitas outras.
Os tópicos desta primeira edição surgem de estudos e investigações rigorosas dos seus autores, que, por meio de teses e recensões, documentam e divulgam os interesses naturais, materiais e imateriais de Vale de Cambra e mostram aqui os novos caminhos para o seu conhecimento e pensamento crítico, através de reflexões e conclusões variadas.
Para além dos artigos, a revista contém fotografias únicas que pretendem perpetuar as memórias coletivas do concelho.
Neste número estão presentes os tema: Biografia, com um artigo sobre Arlindo Soares de Pinho, um dos pioneiros da indústria do concelho; Ciências Biológicas, com um artigo sobre a avifauna local; Demografia, com um artigo sobre a mobilidade e o dinamismo por via do casamento; Arte Contemporânea, com um artigo sobre a Arte em espaços públicos; História, com um artigo que evoca os 200 anos da extinção do Tribunal do Santo Ofício; Arquitetura, com um artigo sobre a igreja-santuário de Santo António; Imprensa, com um artigo sobre os dois primeiros jornais concelhios; e Arte Sacra e Iconografia, com um artigo sobre o teto de caixotão da igreja matriz de Roge. A revista inicia ainda com um artigo sobre a Fundação Ilídio Pinho, projeto de preocupação e cuidado máximos para com a Ciência e a Tecnologia em Portugal.
A edição da revista é da responsabilidade do jornal Voz de Cambra e tem como coordenação os investigadores Maria Clara de Paiva Vide Marques e Pedro Suárez, fundadores d’O Orbitário, que pretendem, com esta revista, encetar um novo capítulo no concelho.
“O Orbitário – Coletânea de estudos sobre Vale de Cambra oficializa e radica a Cultura, nas suas diversas vertentes, a par de um conjunto de valências que se querem preservadas, como a valorização da atividade investigativa, a lisura de conteúdos informativos e a deferência por aquilo que faz parte de nós, individual e coletivamente”, referem os coordenadores da revista.
Para tornar possível este projeto, contámos com a colaboração de vários investigadores, autores dos textos publicados, mas também com o apoio da Fundação Ilídio Pinho, instituição dedicada à promoção e ao desenvolvimento da sociedade por via do apoio à Cultura.
Para adquirir esta revista, pode enviar um e-mail para geral@avozdecambra.pt ou contactar o jornal Voz de Cambra, através dos contactos que constam na ficha técnica.