O Município de Vale de Cambra reconheceu, esta quinta-feira, as 131 entidades que aderiram ao projeto “Vale de Cambra Recicla + Vidro”, para reforçar a reciclagem de vidro no setor HoReCa.
Cristina Maria Santos
O projeto “Vale de Cambra Recicla+ Vidro” realizou 315 ações de sensibilização presencial e 28 ações digitais, distribuindo ainda 150 contentores específicos para a recolha seletiva de vidro junto dos estabelecimentos HoReCa.
O Município integra o projeto que visa incentivar os estabelecimentos do setor HoReCa (hotéis, restaurantes, cafetarias e similares) a reforçarem a reciclagem de embalagens de vidro. A ação pretende contribuir para as metas nacionais de reaproveitamento deste material, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade no concelho.
A autarquia reconheceu ser esta uma oportunidade estratégica para melhorar a taxa de reciclagem e potenciar a correta gestão destes resíduos. Ao incentivar os proprietários e gestores dos estabelecimentos HoReCa a aderirem ao programa e ao distinguir as boas práticas destas entidades, o município pretende reforçar a cultura de separação e encaminhamento adequado do vidro utilizado no setor da restauração e hotelaria.
Dos 131 estabelecimentos distinguidos esta quinta-feira na “cerimonia de reconhecimento”, encontram-se restaurantes, cafés, bares, associações, IPSS’s do concelho.
Segundo dados divulgados pela Sociedade Ponto Verde, o setor HoReCa é responsável pelo maior volume de produção e consumo de embalagens de vidro em Portugal. A Sociedade ponto Verde adianta que, em média, um estabelecimento desta área gera cerca de duas toneladas de vidro por ano, um valor que mais do que duplica a quantidade produzida por outros setores de atividade.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça o seu compromisso ambiental, incentivando práticas que promovem uma gestão mais eficiente dos resíduos e a adoção de hábitos sustentáveis no setor da hotelaria e restauração.
Os estabelecimentos que aderirem ao projeto estão assim a contribuir diretamente para a redução do desperdício, para a preservação de recursos naturais e para um concelho mais sustentável.
“O Município compromete-se a dar continuidade a este tipo de projetos, reforçando o papel de todos na construção de um concelho mais sustentável, onde cada cidadão e cada empresa contribuem ativamente para preservar o território para as gerações futuras”, sublinha a Autarquia.


