“Com a união, dinamismo e uma economia pujante, Vale de Cambra será um concelho de vanguarda e vai afirmar-se por o que é, por o que será e por o quer ser”, afirmou esta quinta-feira o presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, no dia em que a cidade e vilas assinalam o 28.º aniversário da cidade e vilas.
O autarca presta homenagem a todos os valecambrenses e revela que o concelho tem sido exemplar, pela sua capacidade de investimento, “com quase pleno emprego e que se te m afirmado além fronteiras pela capacidade exportadora”.
José Pinheiro lembra que, para além do investimento que tem sido feito no concelho, nomeadamente no parque escolar, na iluminação em tecnologia Led, na mobilidade sustentável e apresentar uma “situação económica estável e equilibrada”, o concelho tem um conjunto “alargado” de investimentos, par tornar Vale de Cambra ainda mais desenvolvida e reconhecida.
“Temos em curso uma estratégia local de habitação, o primeiro documento nesta área na história de Vale de Cambra, que a ser aprovado, vai alavancar investimentos na ordem de cinco milhões de euros”, deu como exemplo o edil.
O autarca lembrou ainda o que, não fosse a pandemia, o concelho já teria concretizado o Plano Estratégico para o Turismo e que este vai alavancar num conjunto de investimentos já realizados, como sendo a Casa do Trebilhadouro, a Casa da Broa de Paraduça, o Centro Interpretativo da Freita, entre outros dois projetos que pretendem “valorizar o turismo”.
“O turismo ativo do rio Caima e o Eco-trilho do Rio Teixeira são dois grandes projetos que vão valorizar o turismo e dinamizar as aldeias, sobretudo as do interior do concelho, para além do parque de caravanas, situado perto do Parque da Cidade. Todos estes projetos, colocarão definitivamente Vale de Cambra no mapa de turismo nacional”, declarou.