Simulacro no heliporto de Vale de Cambra testou esta segunda-feira, dia 21 de maio, resposta de equipa de salvamento e luta contra incêndios em Aeronave. Tratou-se de ficção, mas podia ser verdade.
As autoridades montaram cenários para simular várias situações de emergência e aqui foi testada a capacidade de resposta em operações de salvamento e luta contra incêndios em Aeronave no Heliporto de Algeriz, em Vale de Cambra.
No simulacro participaram um helicóptero, e a equipa de 12 elementos dos bombeiros de Vale de Cambra, especializados no Salvamento e Luta Contra incêndios em Aeronave.
“Este procedimento faz parte da legislação que obriga a que o Heliporto esteja capacitado para dar resposta em socorro envolvendo aeronaves de asa rotativa”, referiu o comandante dos Bombeiros de Vale de Cambra, em declarações ao Voz de Cambra.
Para além de ser testada a resposta da nova equipa de serviço de salvamento em Heliporto, o simulacro teve também como objetivo testar a resposta do corpo de bombeiros neste tipo de acidentes. A partir de hoje o Heliporto conta com um veiculo dedicado e capacitado para este tipo de acidentes, tendo o mesmo determinadas valências para o efeito, confirmou Vitor Machado.
Este foi um teste ao Plano de Emergência que se encontra em apreciação na Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).