A Câmara de Vale de Cambra lança esta terça-feira, 15 de junho, uma campanha de sensibilização contra a violência sobre idosos e associa-se ao “Dia Internacional de Sensibilização para a prevenção da Violência Doméstica Contra Idosos”.
“É pois, muito importante, que a comunidade saiba que existem respostas para esta(s) problemática(s) e acima de tudo, estar sensibilizada para a importância de se estar atento/a e proteger esta faixa etária que se encontra mais vulnerável a sofrer maus tratos”, revela a nota de imprensa da autarquia de Vale de Cambra.
A campanha foi divulgada nas ruas, junto a locais públicos e edifícios municipais, tais como, o Museu Municipal, sedes de Junta de Freguesia do Concelho ou Biblioteca e Piscinas, apelando à necessidade de sensibilização para esta realidade.
Foi ainda feita a divulgação dos números de atendimento à vitima existente no concelho de Vale de Cambra (espaço inagurado em novembro do ano passado numa parceria com o “Espaço Trevo” e que integra a rede intermunicipal de apoio à vitima do Entre Douro e Vouga): 919680097 e 964184860.
A autarquia desafiou, entidades dinamizadoras das Atividades de Animação e Apoio à Família no Pré-Escolar (AAAF), CAF e ATL´s, que refletissem sobre esta problemática com as crianças e jovens e estas foram transpostas para desenhos e vídeos cuja divulgação foi realizada nas redes sociais do município e, fisicamente, nos espaços de atendimento municipais.
A iniciativa engloba-se também na campanha “Junho Lilás – contra os maus tratos às pessoas idosas”, uma iniciativa da ADRIMAG, através do CLDS 4G Vale + Social, em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e que tem como objetivo, durante o mês de junho, “alertar para esta problemática que está ainda muito escondida na nossa sociedade, sensibilizar e informar a comunidade em geral, sobretudo a população idosa, com a entrega de um folheto informativo alusivo a esta temática”.