Projeto da ADRIMAG é realizado em parceria com os municípios de Arouca e Vale de Cambra e com a Academia de Música de Castelo de Paiva com o objetivo de dinamizar as aldeias e aumentar o número de visitantes.
Oficinas de expressão dramática, música e dança, tudo inspirado nas lendas e tradições das aldeias de Vale de Cambra. O Centro Cultural, em Macieira de Cambra vai receber, esta segunda e terça-feira, o projeto “Lendas mil”.
“Lendas Mil” é um projeto cultural liderado pela ADRIMAG, a que a Câmara de Vale de Cambra de associou, com o objetivo de divulgar as lendas, tradições e riquezas da memória coletiva, num processo de valorização turística e cultural, refere a autarquia local.
Os espetáculos e concertos sobem a palco através de expressões culturais que dão relevância aos diferentes espaços patrimoniais, naturais e culturais de cada um dos concelhos, e contam com a presença de grupos locais e nacionais. Entre eles, estão o grupo “Seiva”, o Grupo de Folclore “Terras de Arões” e o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões.
Os eventos são programados em rede, e Vale de Cambra recebe já os dois primeiros a 2 e 3 de outubro no Centro Cultural, em Macieira de Cambra. O evento estava programado para ser realizado na aldeia de Trebilhadouro, na freguesia de Rôge, Vale de Cambra, mas as condições meteorológicas previstas para estes dois dias, não o vão permitir.
O projeto, decorrerá até ao próximo ano de 2022 e passará pela aldeia da Felgueira (16 e 17 de outubro) e aldeia da Pontemieiro (13 e 14 de novembro).
O projeto consiste em divulgar e promover lendas, contos, tradições, e excertos da história mais relevantes destes municípios que transformarão em palcos as suas aldeias e monumentos classificados, edifícios antigos com relevância histórica, e pontos de interesse turístico e cultural inseridos em espaços classificados da Rede Natura 2000 e Rede Mundial de Geoparques da UNESCO.
O projeto é co -financiado pelo NORTE2020 e pretende dinamizar as aldeias classificadas e suas comunidades, através do seu envolvimento na criação cultural em torno das lendas e histórias locais, mas também aumentar o número de visitantes ao território, através da criação de oferta cultural diferenciadora capacitando os agentes culturais locais, através de intercâmbios culturais, em torno das tradições de cada aldeia, refere ainda a autarquia valecambrense.