A terceira dose da vacina contra a covid-19 foi administrada a 4628 cidadãos de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira até este domingo, anunciou esta segunda-feira o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte.
Na segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe, que arrancou no dia 19 de outubro, 4628 cidadãos receberam a terceira dose ou dose adicional da vacina contra a covid-19 e 5375 a vacina da gripe, refere uma nota de imprensa do ACeS.
Esta fase integra os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos e que não estão abrangidos nos grupos-alvo da 1.ª fase e começou com os utentes acima de 80 anos, estando a decorrer por ordem decrescente de idades.
O ritmo de vacinação está a decorrer com normalidade e o ACeS garante que continua a “fazer um esforço na melhoria da acessibilidade dos utentes ao processo de vacinação”.
À semelhança do que aconteceu na primeira fase, os cidadãos têm sido convocados através de uma mensagem escrita para a toma simultânea das duas vacinas ou apenas para a vacina contra a gripe.
Volta a ser possível o agendamento automático no Portal Covid-19, estando já disponível para cidadãos com idade igual ou superior a 70 anos.
A modalidade ´Casa Aberta´ encontra-se disponível no ponto de vacinação em S. João da Madeira, para a vacinação contra a Covid-19 ou contra a Gripe de utentes com idade igual ou superior a 80 anos.
Este ponto de vacinação continua a funcionar na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, na R. da Fundição n.º 240, 3700-119 São João da Madeira, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h; aos sábados, das 8h30 às 18h; e aos domingos das 8h30 às 17h.
Em Vale de Cambra, desde março de 2020, morreram 24 pessoas e, no dia 10 de novembro, contabilizava 174 casos de infeção, por 100 mil habitantes, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.