O Município de Vale de Cambra vai reforçar os apoios escolares no ano lectivo 2021/2022, num investimento que ronda os 9.500 euros.
Os novos apoios incluem, entre outros, o financiamento de material didático e a prestação dos apoios sócio-educativos das crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
A Câmara Municipal de Vale de Cambra aprovou por unanimidade, na reunião camarária de 28 de dezembro, novos apoios ao Agrupamento de Escolas do Búzio para o ano letivo 2021/2022, que implicam um investimento municipal na área da educação de 9.500 euros.
Assim, no próximo ano letivo, o Município vai apoiar na aquisição de instrumentos de avaliação e intervenção junto das crianças com cinco anos de idade (último ano de pré-escolar), com o objetivo de oferecer condições para identificar, de forma rápida, as crianças em idade pré-escolar que têm ou não adquiridas as competências típicas para a sua faixa etária, permitindo sinalizar aquelas que necessitam de uma avaliação detalhada na área da linguagem e/ou fala. Este é um trabalho que será desenvolvido numa ação conjunta entre o Agrupamento de Escolas de Búzio e Câmara Municipal, através da equipa do Projeto Raízes.
A Autarquia vai ainda comparticipar a hipoterapia para os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem – valência de Unidade Especializada, para dar resposta à necessidade identificada pela direção do Agrupamento.
A verba servirá ainda para aquisição de material didático para as atividades educativas dos jardins de infância e escolas do 1º ciclo, bem como na aquisição de recursos básicos ao funcionamento.
A estes apoios, somam-se também a disponibilização, no início do ano letivo, de cerca de 120 computadores para as escolas do 1º ciclo para a AEC Tic, a disponibilização do Programa Escola Virtual para o 3º e 4º anos, a dinamização do projeto “Crescer em Movimento” na educação pré-escolar, o “Projeto de Educação Financeira” no ensino básico e secundário, o projeto “Got Talent” de desenvolvimento de competências para o empreendedorismo.
“Estes são exemplos de um reforço significativo do investimento na área da Educação, numa gestão articulada com o Agrupamento de Escolas de Búzio, procurando assim criar condições para assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, sendo estes objetivos do desenvolvimento sustentável e agenda 2030”, refere a nota de imprensa da autarquia.