João Manuel Pinto, André Alves “Obelix”, Tiago Neves e João Garcia são reconhecidos ciclistas que escolheram Vale de Cambra para testar os seus limites num desafio que consiste em fazer 18km e 950m de desnível, que liga a Ponte de Gandra ao Pico do Gralheiro na Serra da Freita. Iniciativa vai resultar num documentário que será promovido nacionalmente.
Mas a dificuldade desta prova está no facto de ter de ser repetida as vezes suficientes até igualar o desnível negativo, ou seja, para repetir uma descida os atletas vão ter de voltar a subir.
12 subidas ou descidas, que se assemelharão ao desafio de ciclismo “Trenching”, que ganhou o seu nome devido ao local mais profundo dos oceanos conhecido pelo homem, “A Fossa das Marianas” ou em Inglês “Mariana’s Trench”, com 11.000 metros de profundidade, uma distância superior à soma da altitude de um Monte Everest (8848m) e uma Serra da Estrela (1993m).
A descida escolhida para este desafio foi “A subida Mais Longa”, uma iniciativa promovida pela coletividade “Vale dos Duros” que, desde setembro do ano passado, trouxe a Vale de Cambra centenas de ciclistas de diversas regiões do país.
Joel Santos, responsável pela associação Vale dos Duros e responsável pela iniciativa “A Subida Mais Longa” aproveita para lançar o desafio a todos aqueles que queiram acompanhar os quatro aventureiros, no dia 7 de maio.
O evento vai resultar num documentário em vídeo que será promovido nacionalmente. A iniciativa poderá ser acompanhada nas páginas de Facebook do Vale dos Duros (https://www.facebook.com/ValeDosDuros) e João Manuel Pinto (https://www.facebook.com/JohnManuelPinto/).