Em 1952 nasceu a instituição que desenvolveu o concelho de Vale de Cambra no domínio social. Sete décadas depois, com significativas mudanças pelo percurso, continua fiel à sua missão: satisfazer carências sociais.
O provedor da Santa Casa, António Pina Marques, assinalou a importância da instituição, naquela que foi a cerimónia do 70.º aniversário da Misericórdia, que decorreu no Lar de Burgães, no dia 5 de maio.
“Ao longo deste percurso têm sido muitos os desafios, inúmeras as dificuldades, mas tem sido maior e tem prevalecido a capacidade de resposta, a benemerência e apoio de tantas pessoas, quer individuais quer coletivas, a coragem e a criatividade para chegar mais longe no apoio a quem precisa, a cooperação com os serviços da tutela da Segurança Social e mais recentemente da saúde, os apoios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, a União das Misericórdias Portuguesas, o trabalho em rede com todos os parceiros sociais, entre outros”, sublinhou.
Os 70 anos da instituição foram assinalados no salão multiusos nas instalações do Lar de Burgães e contou, entre outros, com a presença de autarcas e associações do concelho, e da secretária da comissão executiva do Conselho Metropolitano do Porto, Ana Amorim.
O dia ficou ainda marcado pela inauguração da Sala Snoezelen no Lar de Burgães, que está agora capacitado para estimular sensorialmente os seus utentes.
Leia a notícia na integra na edição impressa!