Este sábado, decorreu o ensaio geral daquele que vai ser o espectáculo de teatro “A Fábrica – Memórias e Sonhos”, com direção artística de António Capelo, na Martins & Rebello.
Cerca de 400 figurantes juntaram-se hoje nas instalações da fábrica para um dos últimos ensaios para o espetáculo de teatro, que pretende evocar momentos históricos fundamentais da identidade cultural da Martins & Rebello, primeira fábrica de laticínios do país, indústria base da maior parte do tecido empresarial que, até hoje, se foi estabelecendo em Vale de Cambra.
António Capelo aproveita a entrevista ao Voz de Cambra para fazer um apelo aos 1400 espectadores que já têm o bilhete para assistir ao teatro.
“As portas da fábrica vão estar abertas a partir das 20h e apelo a todos para que não esperem pela hora do espetáculo para entrar, de forma a não causar grande concentração de pessoas “, refere.
O ator e diretor artístico do Teatro do Bolhão, no Porto, adianta ainda que está tudo organizado para receber as pessoas e que serão encaminhadas para as várias atividades dentro da fábrica.
Habituado a organizar eventos deste tipo e desta dimensão, António Capelo admite que, ainda assim que, este espectáculo tem a particularidade de contar com grande número de figurantes – 400.
Presente neste ensaio, esteve também a vereadora da cultura da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas que se mostra satisfeita com a execução do evento.
“É uma marca da identidade cultural do concelho, que vai despertar memórias, contar a história da industria de Vale de Cambra, o seu mundo rural, as suas tradições, porque foi aqui que tudo começou”, explica.
Mónica Seixas admite já estar pensar alargar o evento a mais dias no próximo ano, uma vez que a adesão foi “bastante significativa”.
A vereadora adianta ainda que, no próximo sábado, dia 21 de maio, vai haver autocarros de 20 em 20 minutos para transportar as pessoas para o local. Serão dois os locais para apanhar o autocarro: nas Piscinas Municipais e no Parque da Cidade de Vale de Cambra.
A iniciava vai contar com a participação de cerca de 400 figurantes, muitos deles fazem parte de associações e particulares do concelho de Vale de Cambra. O espetáculo conta ainda com oito stands com produtos locais, como o vinho, mel, broa, rojões e o queijo Martins & Rebello.
O evento integra o projeto cultural designado de “Lendas Mil – No Palco das Memórias”, cofinanciado pelo NORTE2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. O projeto é liderado pela ADRIMAG em parceria com o Município de Vale de Cambra, o Município de Arouca e a Academia de Música de Castelo de Paiva.
Desde a figuração, à dança, ao canto, à música, à produção de adereços, está construído o elenco da “Fábrica dos Sonhos”.
Hoje, Martins & Rebello é uma marca centenária. A família Rebello, fundadora da Indulac Industrias Lácteas SA, representa a 4ª geração do negócio e assegura a continuidade da sua história, essência e tradição, na produção dos seus produtos.
Leia a notícia completa na edição impressa!