Tinha sido adiado devido às previsões de mau tempo para 21 de maio, mas a organização do espetáculo de teatro “A Fábrica, memórias e sonhos” traz novidades com uma ante-estreia para esta sexta-feira e a estreia continua marcado para o próximo sábado, às 21h30.
Ao contrário do previsto inicialmente, a antiga fábrica de lacticínios Martins & Rebello será palco de, não um, mas dois espetáculos de teatro.
O evento vai ser protagonizado por perto de 500 figurantes, vindos do teatro do Bulhão, com direção artística do ator António Capelo; conta com a participação também da ACE – Escola de Artes do Espetáculo; com o Instituto Nacional das Artes do Circo (INAC) e ainda com mais de 200 particulares ou de associações e coletividades do concelho de Vale de Cambra.
Em nota de imprensa, António Capelo faz um balanço dos dois meses de ensaios e sublinha o “árduo” trabalho desenvolvido pelos intervenientes deste evento.
“Durante dois meses, quase 400 pessoas, entre profissionais e amadores, atores, cantores, bailarinos, produtores, técnicos de luz, som e vídeo, cenógrafos, figurinistas e aderecistas lutaram arduamente para erguer um trabalho que hoje nos honra apresentar aos valecambrenses”, referiu.
Ao contrário da estreia, marcada para este sábado, a antestreia de “A Fábrica: Memórias e Sonhos”, vai decorrer esta sexta-feira e não irá contar com a atuação da Banda de Música de Vale de Cambra, nem das cantadeiras do Grupo Etnográfico Terras de Arões, no entanto, em contrapartida, os espectadores terão mais tempo, mais calma e mais espaço para ver “o mundo misterioso e mágico instalado na Martins & Rebello”, adianta ainda António Capelo.
A Câmara de Vale de Cambra, promotora do evento, também aproveita para aconselhar aos esperados 1500 espectadores, sobretudo aos mais idosos e com mobilidade reduzida e os que se façam acompanhar de crianças, que considerarem esta hipótese de assistirem ao evento nesta sexta-feira, de forma a que possam usufruir de “um ambiente mais calmo e tranquilo para visionar “A Fábrica: Memórias e Sonhos”.
A autarquia informou ainda que os bilhetes se encontram esgotados, por questões de segurança do e no espaço e que a ante-estreia é exclusivamente apresentada para portadores de bilhete de ingresso.
As portas da fábrica abrem às 20h30 para a Festa dos Produtos Locais.
O espetáculo pretende evocar momentos históricos fundamentais da identidade cultural da Martins & Rebello, primeira fábrica de laticínios do país, indústria base da maior parte do tecido empresarial que, até hoje, se foi estabelecendo em Vale de Cambra.
O projeto faz parte integrante o projeto cultural designado de “Lendas Mil – No Palco das Memórias”, cofinanciado pelo NORTE2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e é liderado pela ADRIMAG em parceria com o Município de Vale de Cambra, o Município de Arouca e a Academia de Música de Castelo de Paiva.