Inscrições estão abertas até ao dia 25 de junho
As candidaturas ao incentivo da criação de gado de raça Arouquesa estão a decorrer e devem ser formalizadas em formulário solicitado no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal ou no site da Câmara Municipal de Vale de Cambra (http://www.cm-valedecambra.pt) e entregues no balcão de atendimento ao munícipe ou por via e-mail, informa a autarquia de Vale de Cambra, em nota de imprensa.
O candidato deverá fornecer o número e data de validade do seu documento de identificação e número de identificação fiscal e o documento comprovativo da titularidade do animal, em formato físico ou digital.
As dúvidas podem ser tiradas junto da Divisão de Gestão Florestal e Veterinária da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
O Concurso foi lançado em 2021 pelo Município de Vale de Cambra, que assegura a atribuição de prémios anuais e a importância da preservação e impulso à criação da carne arouquesa como produto essencial para a promoção turística local.
O decréscimo acentuado no número de produtores na área do Município, foi o que impulsionou a Autarquia a fazê-lo para reverter a tendência e promover o renascer da tradição de criação do gado tradicional, bem como, defender o património genético da raça arouquesa.
Segundo a nota de imprensa, a Câmara pretende “travar o desaparecimento dos criadores locais, sendo que a promoção deste concurso é essencial nessa missão”.