A Câmara de Vale de Cambra reduz as tarifas de disponibilidade de água, saneamento e resíduos das famílias e as empresas do concelho, mais afetadas financeiramente pelos efeitos da pandemia de covid-19.
Em comunicado, a Câmara de Vale de Cambra adianta que a medida, se aplica a todos os consumidores domésticos, durante os meses de maio e junho, que comprovem a diminuição do rendimento do agregado familiar em 30% ou mais, face ao período anterior à declaração do estado de emergência.
Já os consumidores não-domésticos (comércio, serviço e indústrias), esta medida também será aplicada nos meses de maio e junho e valerá para aqueles que comprovadamente, tenham encerrado total ou parcialmente, motivado por decreto do governo, determinação legislativa ou administrativa ou que tenham tido uma quebra abrupta de faturação no mínimo de 40% em relação ao mês de fevereiro de 2020.
De acordo com o Município, os pedidos podem ser efetuados por requerimento próprio, que está disponível no serviço de atendimento ao munícipe (Edifício Municipal), nesta fase a funcionar de forma condicionada, ou no site do município: www.cm-valedecambra.pt – acedendo aos formulários (homepage). E adiantou ainda que, com todos os consumidores serão informados destas medidas de apoio, na fatura de abril.
Estas medidas foram aprovadas na última reunião de Câmara, tendo em conta as implicações que o surto do novo coronavírus provocou nas famílias e nas empresas valecambrenses.
“O objetivo das novas medidas implementadas agora é continuar a apoiar a população valecambrense, principalmente os mais prejudicados por esta pandemia” refere o presidente da Câmara.
Mas lembra que este apoio deve ser dado a quem realmente precisa e foi afetado financeiramente.
“O apoio deve ser efetivamente para quem realmente precisa e para quem foi afetado financeiramente por esta pandemia e que esteja em situação comprovada de perda de rendimentos, de forma a assegurar a sua acessibilidade aos serviços”, refere.