Com o objetivo de sensibilizar para a proteção e preservação do Ambiente o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Vale de Cambra tem promovido, durante as férias de verão, um conjunto diversificado de atividades ligadas a temáticas ambientais.
São centenas as crianças e jovens, a título particular ou integrados em instituições concelhias, que têm tido a oportunidade de participar em workshops infantis gratuitos com atividades orientadas para a agricultura biológica e compostagem, a reutilização e reciclagem de resíduos e materiais, a importância dos oceanos e a preservação dos rios e ribeiras e da sua biodiversidade, entre muitas outras.
Deste programa constam iniciativas como por exemplo: conhecer a importância das sarjetas como ponto de origem do escoamento de águas da chuva, que posteriormente drenam para os rios e mar, e pintá-las com a frase “O Mar começa aqui”; identificar as árvores autóctones e observar os animais que nelas habitam; identificar as espécies de plantas invasoras; realizar manutenções na horta, que foi fertilizada com composto produzido no CEA, e no final colher legumes e frutas para elaborar um lanche saudável e nutritivo; conhecer alguns elementos naturais que flutuam ou não flutuam; alimentar as minhocas visando a transformação da matéria orgânica; jogar o jogo da reciclagem; fazer a impressão botânica com técnicas de cianotipia; entre muitas outras atividades.
Ao longo das férias de verão, o Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra mobiliza centenas de visitantes, integrando-os nas mais variadas atividades e serviços que este equipamento de promoção para a sustentabilidade oferece à população.
“À semelhança do que sucedeu em anos anteriores, esta iniciativa está a ser um sucesso, sendo o número de interessados muito superior às vagas disponíveis. Além de mantermos as nossas crianças e jovens ocupados no período de férias em atividades ao ar livre, estas ações têm uma componente pedagógica muito forte, visando a proteção do meio ambiente e a adoção de hábitos sustentáveis. Uma palavra de apreço para as técnicas do Centro de Educação Ambiental que tão bem acolhem estes jovens e cuja dedicação contribui para o sucesso destas iniciativas”, registou José Alexandre Pinho, Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, ao jornal Voz de Cambra.
Recorde-se que o CEA de Vale de Cambra nasceu em 2015 e, sete anos passados, continua a Educar para o Ambiente, num espaço com potencialidades pedagógicas e de lazer que proporciona aos visitantes: atividades de sensibilização ambiental, canteiros temáticos e hortas biológicas.
Desde então, a infraestrutura tem recebido milhares de visitantes e desenvolve mais de 100 atividades, entre as quais: ações de sensibilização para público escolar; programas de ocupação de tempos livres em período de férias; atividades para Instituições de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho de Vale de Cambra e de outros concelhos; cursos/ workshops para público em geral; dias comemorativos/dias abertos e visitas livres.
Localizado na zona nascente do Parque da Cidade de Vale de Cambra, este espaço municipal tem um carácter educativo e demonstrativo e pretende promover o contacto dos diferentes públicos-alvo com a natureza, desenvolvendo nestes uma maior sensibilidade para a necessidade da sua proteção e para a mudança de atitudes e comportamentos mais “amigos do Ambiente”.