O Município de Vale de Cambra levou a cabo, esta quarta-feira, o sétimo Colóquio da Educação, que reuniu duas centenas de professores das escolas de todo o concelho e debateu o “Sentir e Saber”, como “Interseções na Aprendizagem” dos alunos.
O evento, que decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, foi promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra (Projeto Raízes), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio.
O diretor do único agrupamento de escolas em Vale de Cambra, Pedro Martins abriu esta sessão e sublinhou a importância de debater temas ligados à gestão de emoções, numa altura em que estão ainda bem patentes as marcas deixadas pela pandemia.
“Temos crianças e jovens com dificuldades de relacionamentos entre si, com os outros, com os professores e auxiliares e, estas aprendizagens, podem ser levadas e aplicadas no Agrupamento para melhorar ainda mais a prática letiva ”, referiu o responsável.
Presente no Colóquio, esteve também o diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (AVCOA), José Rosa que também ali deixou uma mensagem de esperança, naquele que se espera ser um próximo ano letivo, sem pandemia e, “onde se possam estabelecer interpelações entre os vários parceiros”.
O primeiro orador da palestra foi Vitorino Costa, docente e investigador no Instituto Superior de Fafe, que abordou o tema: “Desenvolvimento Emocional e Aprendizagem” e que deixou uma mensagem a todos os docentes.
“Para motivar é preciso muito, mas mesmo muita empatia” e ainda que “só se educa com o coração”, frisou.
O professor, lembrou ainda que um professor deve conhecer as bases da neurociência – um conjunto de disciplinas que estudam o cérebro e as suas influências na nossa conduta – para ter melhores condições para ensinar os seus alunos.
Para além de Vitorino Costa, foram oradores deste evento: Ana Isabel Correia, professora, formadora, coach, mentora e investigadora; Manuel António Santos de Oliveira, presidente da CPCJ de Vale de Cambra; Magda Dias, coach, formadora e fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas; e Elsa Cerqueira, professora e vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021.
A vereadora da Educação da Câmara de Vale de Cambra, Mónica Seixas lembrou, ao jornal Voz de Cambra, que esta iniciativa, contou com especialistas em várias matérias, que “certamente vão transmitir estratégias úteis para a prática dos docentes, reforçando o papel das emoções no processo da aprendizagem”.
Além do colóquio, decorreu também o sexto Encontro de Assistentes Operacionais da parte da tarde na Biblioteca Municipal, subordinado ao tema “Razões e Emoções”, onde também estiveram os oradores, Vitorino Costa e Ana Isabel Correia. Aqui, participaram cerca de 100 assistentes operacionais.
Tanto o Colóquio da Educação como o Encontro de Assistentes Operacionais, contou com um momento cultural de dança contemporânea pela Associação 2singular.
Leia a notícia na integra na edição impressa! Em breve nas bancas!