A cerimónia pública aconteceu, esta quinta-feira, dia 13 de abril, no salão nobre da Reitoria da Universidade do Porto e serviu para homenagear o valecambrense Ilídio Pinho, pelos seus 60 anos de vida empresarial, cultural e de utilidade pública.
“Empresário altruísta”; “Um dos maiores colecionadores de arte do país”; “Com consciência de dever de retribuir”; “Dá visibilidade à arte portuguesa”; “Aposta nos jovens talentos”; “Um exemplo com a proximidade que tem com a cultura”; “Inventor do futuro”; “Um exemplo para as novas gerações”; “Com responsabilidade social enquanto autarca”; “60 anos ao serviço de Portugal” – estas foram algumas das muitas frases atribuídas ao empresário Ilídio Pinho, pelas várias figuras públicas que presidiram à cerimónia desta quinta-feira.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e – através de mensagem audiovisual – o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o Cardeal José Torentino Mendonça, parabenizaram o empresário Ilídio Pinho, pelo exemplo que tem dado ao país, a nível nacional e internacional, através da sua participação no mundo empresarial, cultural e social.
Durante a cerimónia, foram expostas algumas das mais de mil obras de arte da coleção da Fundação Ilídio Pinho. Uma coleção que iniciou em 2002, através da qual, durante 21 anos, tem apoiado jovens talentos, principalmente nacionais.
No final da cerimónia, foi oferecida a todos os presentes, como recordação, a fotobiografia do Ilídio Pinho, uma obra que o empresário fez questão de dar o primeiro exemplar à sua esposa, ali presente, Maria Emília.
Fizeram-se ainda representar na cerimónia, algumas entidades públicas de Vale de Cambra, como o presidente da Câmara, José Pinheiro e várias figuras do setor empresarial, social e politico, bem como familiares e amigos do empresário.
Leia a notícia na íntegra na edição impressa! Em breve nas bancas!