INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O ATENDIMENTO NO ACeS AVEIRO NORTE |
1 Em caso de febre, tosse ou falta de ar, NÃO deve dirigir-se aos serviços de saúde: ligue primeiro para um dos seguintes números: 914 886 444 966 753 829 969 414 712 808 24 24 24 Ou envie mensagem para o endereço de correio eletrónico: adc.sjmadeira@arsnorte.min-saude.pt 2 NÃO é aconselhado neste momento que os utentes sem consulta marcada se dirijam a qualquer das Unidades do ACeS, correrão o risco de não solucionar a sua questão e estão a expor-se e a expor outros utentes a risco de contágio desnecessariamente. 3 Deve primeiro estabelecer contacto telefónico ou por correio eletrónico com a sua Unidade de saúde (ver contactos no quadro) se pretender: — Consulta médica ou de enfermagem (mesmo que seja “de urgência”) — Documento (receita nova ou renovada, certificado de incapacidade temporária para o trabalho – “baixa”, prescrição de exame ou tratamento, declaração médica, etc.) 4 Deve dirigir-se ao ACeS: — Apenas se tiver marcação — Apenas 5 minutos antes da mesma — Sozinho – exceção feita aos utentes dependentes (incluindo crianças) 5 Na entrada de qualquer Unidade do ACeS, encontra dispensadores não manuais de solução alcoólica, com a qual deve higienizar as mãos para depois colocar a máscara cirúrgica que lhe é fornecida no local e que deve manter durante todo o período em que estiver dentro do ACeS. —Ser-lhe-á novamente solicitado que higienize as mãos à entrada na consulta. — Se aceder às nossas instalações com uma máscara comunitária, deve trocar a mesma pela cirúrgica que lhe é fornecida. — Deve ter o cuidado de seguir escrupulosamente as técnicas de colocação, uso e remoção da máscara que estão afixadas no ACeS e de cumprir as regras de etiqueta respiratória, igualmente afixadas. 6 Dentro do ACeS, deve respeitar a sinalética afixada, bem como as indicações dos seus profissionais, mantendo uma distância mínima de 2 metros (o que equivale a, pelo menos, dois passos de um homem adulto) de outros utentes e profissionais. 7 O envio de receitas, certificados de incapacidade e outros documentos ser-lhe-á realizado pela Unidade por correio (eletrónico ou “normal” nos casos em que não disponha do primeiro – certifique-se de que a sua unidade dispõe dos seus contactos atualizados). – Estes documentos NÃO deverão ser entregues presencialmente pelo facto de a sua deslocação à unidade para este fim estar desaconselhada. 8 Se tiver alguma dúvida, deve estabelecer contacto telefónico ou através de correio eletrónico com a sua Unidade de saúde. |