O São Martinho é dia de magustos e há muitos lugares de Vale de Cambra que, esta noite, vão promover festas dirigidas à comunidade. Em Vilar, Cepelos, as castanhas, produto endógeno e a jeropiga vão ser as estrelas, mas também há música.
A Associação Cultural e Desportiva de Vilar (A.C.D.), em parceria com “O tasco Os amigos”, vão acolher um magusto de São Martinho, às 18 horas, deste sábado.
Há bifanas, jeropiga e a castanha – característica desta zona do concelho – são os ingredientes que compõem o menu da festa, que também irá contar com animação musical.
A organização tem como objetivo, não só, promover o convívio, mas também a castanha, que garante ser, “mais pequena, mas muito saborosa”.
“Esta é uma região do concelho, onde há muitos castanheiros e onde a castanha é um produto endógeno que gostaríamos de ver valorizado”, referem os anfitriões da festa.
Vilar quer tornar a noite de São Martinho uma tradição e pretende, a partir de agora, valorizar a castanha e o seu potencial como um produto gastronómico local.