No âmbito da iniciativa “Governo mais próximo”, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, realizou uma visita, esta quarta-feira, ao projeto “Valoriza-te”. O projeto faz parte do investimento gerido pela AMP – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Cristina Maria Santos
Durante a visita às antigas instalações da Escola de Algeriz, em Macieira de Cambra, a Ministra teve a oportunidade de falar e ver os trabalhos realizados pelos 13 beneficiários, dos 23 sinalizados no projeto “Valoriza-te”.
Mariana Vieira de Silva conheceu o Espaço Sócio-Ocupacional e Terapêutico (ESOT), uma resposta que tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de programas de Reabilitação Psicossocial, que promove a autonomia e a participação social e profissional dos que a integram.
O objetivo da visita pretendeu avaliar o projecto “Valoriza-te”, dinamizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência português, numa operação integrada de intervenção em comunidades desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto.
Trata-se de pessoas que se encontram afastadas da vida social e do mercado de trabalho e que vivem uma experiência/vivência de doença mental grave, explicaram as entidades responsáveis pelo projeto: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra e a Camara Municipal de Vale de Cambra, ao Voz de Cambra.
A Ministra destacou a importância de iniciativas como esta, numa área que considerou prioritária do Plano de Recuperação e Resiliência e lembrou que é preciso cada vez mais fazer uma reflexão sobre as questões da saúde mental, sobretudo depois da pandemia da Covid-19.
A problemática da Saúde Mental já era um tema em discussão no concelho de Vale de Cambra e estava identificado pelo Município e Redes Sociais como havendo necessidade de intervenção.
O projeto conta com parceiros sociais, nomeadamente as IPSS´s, centros de saúde, empresas e comunidade em geral, que terão uma participação ativa.
O projeto tem financiamento aprovado até 31 de dezembro de 2025, mas os parceiros gostariam, pela sua importância e pertinência, de vir a dar continuidade ao mesmo e, para isso, pretendem encontrar os parceiros necessários e criar mecanismos de autossustentabilidade da resposta. Os responsáveis aproveitaram a presença da Ministra para que esta possa levar a mensagem de que o Governo deverá tomar medidas neste sentido.
Mariana Vieira de Silva concordou com a importância de criar respostas para dar continuidade ao projeto e lembrou que é preciso saber utilizar as verbas disponibilizadas “o melhor possível durante os quatro anos” e, posteriormente, serem analisadas todas as experiências do projeto.
Presentes nesta inicitiva, estiveram as equipas das entidades parceiras do Projeto: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de cambra, como o presidente, José Roque e coordenadores do projeto; o presidente da Câmara, José Pinheiro e a vereadora da Ação Social, Mónica Seixas e a primeira-secretária da Comissão executiva Metropolitana do Porto, Ariana Pinho.