O evento foi criado há dez anos pelo grupo “Vale dos Duros”, que recentemente se oficializou como Clube de Ciclismo de Vale de Cambra. Para assinalar a data, no dia 23 de março, a organização, vai promover o “Vale dos Duros GPS 2024”, agora a contar para o calendário nacional de “Ciclismo para Todos da Federação Portuguesa de Ciclismo”, na vertente de eventos não competitivos. A iniciativa vai levar participantes à descoberta das “tasquinhas e as suas bifanas”.
Cristina Maria Santos
O objetivo é o mesmo desde a sua criação, assegura o “Vale dos Duros” ao Voz de Cambra.
“O percurso está a ser delineado, para mais uma vez dar a conhecer gentes e locais, desta vez dedicado à Serra do Pereiro e Serra do Arestal”, referiu Joel Santos, dinamizador da iniciativa.
Depois de vários anos, a organizar eventos para mostrar o potencial da região para a prática do ciclismo de montanha, o “Vale dos Duros” assinala, este ano, o 10.º aniversário deste evento.
Desta vez, o passeio vai consistir em percorrer vários locais do concelho, que foram selecionados por um “influencer das bifanas”.
“Ao longo do ano de 2023, dedicamos a maior parte das nossas publicações nas redes sociais a influenciar ciclistas para irem à descoberta das tasquinhas e suas iguarias, muitas delas escondidas nas aldeias de Vale de Cambra”, revela a organização.
No evento de turismo em bicicleta BTT, este ano, pretende juntar algumas dessas tasquinhas e promover as suas iguarias.
A iniciativa envolve parceiros locais e a colaboração do Município de Vale de Cambra e Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra. Conta ainda com o apoio do Rôge FC, Herkell/Jolucor, Ene Emoções, Churrascos Arestal, Café Central de Merlães, Associação dos Amigos da Pontemieiro, Associação de Ciclismo da Beira Litoral e Federação Portuguesa de Ciclismo.
O evento pode ser seguido através das redes sociais, no Facebook, em “O Vale dos Duros GPS 2024 – “Operação Influencer”.
Clube de Ciclismo de Vale de Cambra
Há vários anos que o grupo de ciclismo “Vale dos Duros” promove iniciativas que dão a conhecer o potencial que o concelho tem para exercer a pratica do ciclismo de montanha.
Recentemente, o grupo viu oficializada a designação de “Clube de Ciclismo de Vale de Cambra” e, este evento, conta já para o calendário nacional de “Ciclismo para Todos da Federação Portuguesa de Ciclismo”, na vertente de eventos não competitivos.