A cadeia de “fast food” McDonald’s abriu recentemente o 200.º restaurante em Portugal e emprega mais de 10 mil trabalhadores. O marco histórico é assinalado com iniciativa solidária nas localidades onde estes estão inseridos. Foi o caso do restaurante de S. João da Madeira que esta terça-feira, fez um donativo à Delegação da Cruz Vermelha de Vale de Cambra.
Os cinco restaurantes McDonald’s geridos pelo franquiado, Francisco Nadais, estão associados a esta iniciativa nacional e cinco instituições foram contempladas com donativo.
A Casa de Acolhimento Residencial Dr. Eduardo Coelho, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra foi a escolhida pelo Restaurante de S. João da Madeira, para o receber.
O cheque foi entregue à Instituição, esta terça-feira, por Hélder Silva, Gerente do restaurante de São João da Madeira e Ana Rita Sá, assistente de marketing, dos cinco restaurantes da região (Espinho, S. João da Madeira, Lourosa e Santa Maria da Feira). Os responsáveis visitaram aquele que é um dos três Centros de Acolhimento Temporário para jovens do sexo masculino, com idades entre os 12 e os 18 anos, que a Cruz Vermelha Portuguesa dispõe no país e, neste momento, acolhe 20 jovens e ainda apoia 140 famílias do concelho.
Hélder Silva e Ana Rita Sá foram recebidos pela equipa que está à frente da Instituição, o presidente, José Roque e o educador social, Ricardo Nogueira, que deram a conhecer as instalações e falaram sobre os desafios que enfrentam para continuar a oferecer esta resposta social à comunidade. A Instituição tem projetos para o futuro da Residencial, nomeadamente para a criação de novas valências e espera por apoios para a requalificação da estrutura, uma vez que já tem 30 anos de existência.
O presidente José Roque agradeceu o donativo e garantiu que o dinheiro não será para a Instituição mas para os jovens que acolhe, nomeadamente para irem aos restaurantes McDonald’s.
Numa ação solidária – que assinala a chegada aos 200 restaurantes em Portugal – o restaurante de S. João da Madeira quis fazer a sua doação à Instituição valecambrense e continuar a cumprir assim com o seu propósito, a responsabilidade de ajudar a apoiar as pessoas e comunidades, especialmente em momentos de necessidade, referiu Hélder Silva.
“Estas visitas proporcionam-nos conhecer realidades diferentes e alertam-nos para a importância de dar continuidade ao objetivo do nosso fundador, que é a necessidade de devolver à comunidade o que a comunidade nos dá”, sublinhou.
Hélder Silva lembrou ainda que a McDonald’s é uma porta de entrada no mercado de trabalho também para os jovens que integram a Instituição e convidou-os a visitarem o restaurante de S. João da Madeira, assegurando-lhes de que serão muito bem recebidos.
A McDonald’s está em Portugal desde 1991 e conta atualmente com mais de 10.000 colaboradores e cerca de 45 franquiados. Passados 30 anos e 200 restaurantes, a aposta é aumentar o número de restaurantes.