A junta de freguesia de Macieira de Cambra assinalou os 50 anos do 25 de Abril com homenagem aos antigos combatentes, numa cerimónia que teve lugar junto ao monumento dos ex-combatentes do Ultramar, agora situado junto ao pelourinho. Antigos combatentes de Macieira de Cambra e familiares participaram no evento.
Cristina Maria Santos
Depois da cerimónia do hastear das bandeiras, a população da freguesia de Macieira de Cambra juntou-se para invocar e homenagear os antigos combatentes da Guerra do Ultramar.
Para o presidente da junta de freguesia de Macieira de Cambra, Vitor Tavares, os 50 anos do 25 de Abril são “um marco importante da nossa história” e referiu-se também à importância de reconhecer o serviço prestado pelos militares durante a guerra. “É extremamente meritório, relembrar e homenagear os antigos combatentes, naturais de Macieira de Cambra, pelo esforço e pela dedicação em nome da nossa pátria”, disse o presidente da junta de freguesia, Vitor Tavares.
No dia em que o país celebra cinco décadas do 25 de abril, a junta de freguesia de Macieira de Cambra organizou ainda um momento de partilha de histórias e memórias sobre o 25 de Abril e a Guerra do Ultramar, com os oradores Reinaldo Pinheiro e David Moreira.
Durante o evento, Cândida da Luz deu voz, acompanhada por Fernando Almeida na viola, a um momento musical com canções de Abril.
Pelas 18h, decorrerá, na Igreja Matriz de Macieira de Cambra, uma missa em sufrágio pelos antigos combatentes.
Leia a notícia na integra na edição impressa n.º 1098