É todos os anos ponto de encontro das gentes do litoral com os povos serranos, de romeiros que vêm dos mais variados locais cumprir as suas promessas. A romaria à Senhora da Saúde é realizada nos dias 14 e 15 de agosto mas, este ano, atendendo à situação pandémica, não se realizou o evento profano nem religioso.
O Santuário de Nossa Senhora da Saúde da Serra, fica situado em Gestoso, no alto de S. Pedro de Castelões, e é um dos mais importantes santuários de devoção mariana do distrito de Aveiro.
O Santuário, erguido em sua honra, é ladeado por um parque natural, que servem de sombra às merendas que são realizadas, todos os anos, na altura da romaria.
Este ano, por força das circunstâncias da pandemia covid-19, o dia 15 de agosto foi vivido de forma diferente do habitual.
O dia evocativo de Nossa Senhora da Saúde da Serra foi comemorado apenas com a recitação do terço, seguida da celebração da missa solene, mas a entrada no Santuário foi apenas permitida aos elementos indispensáveis ao serviço litúrgico e, fora das celebrações, manteve-se a interdição.
As pessoas que quiseram assistir à celebração, mantiveram-se no exterior, respeitando as regras e normas legalmente estabelecidas.
Quem não foi ao local, pôde também ver e ouvir, através da Rádio Regional de Arouca e redes sociais, a transmissão da cerimónia religiosa.
Mesmo assim, foram muitas as pessoas que quiseram cumprir com a tradição e devoção e rumaram à Nossa Senhora da Saúde da Serra nestes dias.