A proposta da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, de prorrogação do período da consulta pública da 2ª Revisão do Plano Diretor Municipal – PDM, em mais 30 dias, foi aprovada por unanimidade, na reunião pública do executivo da Câmara de Vale de Cambra, esta terça-feira.
Cristina Maria Santos
Tendo em conta a proposta inicialmente apresentada e agendada, posteriormente consensualizada entre as bancadas dos partidos representados na Assembleia Municipal: CDS, PS e PSD, o executivo municipal aprovou hoje o alargamento do período de discussão pública do PDM.
De acordo com a proposta inicial, o período de discussão pública terminou a dia 18 de julho e as suas linhas orientadoras foram apresentadas pelo coordenador Armando Ribeiro e a sua equipa, na última sessão da Assembleia Municipal, no dia 17 de julho.
Algumas linhas da proposta de revisão do PDM de Vale de Cambra – que elegeu as áreas prioritárias de investimento e desenvolvimento como o setor industrial, habitação, turismo, questões das alterações climáticas e descarbonização e a sustentabilidade ambiental – estão a ser contestadas pela população, que deixou, nesta sessão, reclamações, sugestões ou observações sobre o planeamento territorial local.
As maiores preocupações apresentadas relacionam-se com a reclassificação dos solos (rústicos e urbanos), considerando que esta medida, pode levar, entre outras, à desertificação das aldeias, principalmente do Interior do concelho.
Passados os 30 dias de discussão pública, o documento volta à Assembleia Municipal e, uma vez aprovado, vigora por 12 anos.