O leilão solidário é dedicado a quem sempre sonhou ter uma peça autografada por Cristiano Ronaldo. O futebolista português e o sei irmão, doaram uma camisola tendo em vista a angariação de fundos a favor da Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale de Cambra, clube que acolhe mais de duas centenas de crianças e jovens e quatro modalidades.
Cristina Maria Santos
A base de licitação do leilão 100% solidário é de 777 euros e os interessados podem fazê-lo a partir de 17 de setembro, através da página online: Cabral Moncada Leilões.
A camisola oficial foi usada por Cristiano Ronaldo a 5 de junho de 2019, no Estádio do Dragão, nas meias finais da Liga das Nações em que o resultado ficou 3-1 para Portugal, que ganhou com hat-trick de Cristiano Ronaldo contra a Suíça.
O valor angariado será utilizado para dotar a ACR de Vale de Cambra de uma carrinha de transporte para os atletas que têm de ser levados pelos seus encarregados de educação para os locais onde se realizam os jogos.
“Uma carrinha que tem 24 anos, seja ela qual for, já não pode transportar os mais jovens, e esta nossa pretensão faz muito sentido, para aliviar um pouco os pais destes encargos e incómodos”, explicou um dos diretores da secção do Basquetebol da ACR, Rui Dias, ao Voz de Cambra.
A meta está a ser facilitada por Dr. José Almeida, profissional de saúde e amigo da família Aveiro, que após o contacto com Hugo Aveiro, irmão de Cristiano Ronaldo, conseguiu a t-shirt autografada e autenticada pelo Museu do futebolista português, da Ilha da Madeira.
“Sou simpatizante da ACR de Vale de Cambra e foram-me reportadas algumas das dificuldades que a Instituição passava e quis ajudar de alguma forma. Quando falei com o Hugo Aveiro sobre o assunto, ele dispôs-se de imediato a colaborar com a causa, descreveu José Almeida, em declarações ao Voz de Cambra.
Quanto ao valor a angariar na licitação, o profissional de saúde lembrou que “qualquer camisola oficial que o CR7 tenha vestido em campo, é como um diamante de valor único, assim as pessoas estejam dispostas a pagar, para ter algo igualmente único e exclusivo, daquele que é considerado o melhor do mundo. Além disso, quem a comprar, estará igualmente a contribuir para o crescimento e formação das crianças e atletas deste clube, também eles diamantes, prontos a lapidar, futuros homens e mulheres, em que na minha opinião, Cristiano Ronaldo é sem duvidas uma inspiração e exemplo a seguir”, afirmou.
Depois da passagem pela ACR, nesta segunda-feira, Dr. José Almeida leva consigo a reação dos jovens valecambrenses e do Clube a esta doação e garantiu que o jogador português e o seu irmão serão sensíveis a esta causa.
“O Cristiano Ronaldo, assim como o seu irmão Hugo Aveiro e a família são sensíveis a muitas causas e também a estas que dizem respeito à formação dos jovens e ao associativismo local”, disse.
O profissional de saúde foi o intermediário e responsável pela entrega da camisola ao Clube, num encontro, que decorreu esta segunda-feira, no campo de basquetebol da ACR com crianças e jovens, que assistiram ao momento de forma efusiva e puderam ver e tocar na camisola doada, para muitos, pelo seu ídolo.
“Eu não gosto muito de futebol mas, para mim, ele é uma inspiração, porque se esforçou muito para chegar onde está agora e, tal como ele, eu também estou a esforçar-me para chegar lá, mas no Basquetebol”, este é o testemunho de Rafael Freire, de 12 anos, que pratica a modalidade na ACR há um ano. O jovem acrescentou ainda que o que mais gosta no futebolista é “a vontade que tem de ganhar, mas também de ajudar a família e os outros”, acrescentou.
A possibilidade de virem a ter um novo transporte no Clube é bem vista pelo atleta que, por vezes, vai à boleia com os pais de um amigo, por não haver outra forma de serem transportados.
“Há muita gente que não pode ir para os jogos, porque não tem transporte e isso é triste”, considerou o jovem.
O CR7 é também especial para o jogador de basquetebol, Martim Abrantes, de 13 anos.
“Admiro muito o foco que ele tem para seguir os seus objetivos, que o fazem ser o melhor jogador do mundo, mas, para além disso, é uma pessoa bondosa e faz muita coisa por muita gente”, declarou. O jovem deu o exemplo da camisola que ele doou para o seu Clube e que poderá trazer muitas vantagens. “Alguns dos nossos colegas moram longe e isso acaba por ser uma dificuldade para irem aos jogos”, reforçou o atleta.
O presidente da ACR esteve também presente no evento de apresentação da camisola e considerou ser este um momento especial e de grande significado, uma vez que o seu objetivo passa sempre por dotar o Clube de melhores condições para os seus atletas e formadores.
A camisola do já considerado melhor jogador do mundo, vai estar em leilão e o Clube valecambrense irá, posteriormente, divulgar o valor angariado.