O Município de Vale de Cambra leva a cabo, a 12 de setembro, o nono Colóquio da Educação, que vai reunir centenas de professores das escolas de todo o concelho, para debater o tema: “Aprender+: Equidade na Diversidade”.
Cristina Maria Santos
O evento, que vai decorrer no Centro Cultural de Macieira de Cambra, é promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra (Projeto Raízes), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio.
A iniciativa conta com a presença de especialistas em várias matérias, que vão refletir sobre a equidade na educação dentro de um cenário de diversidade.
Depois de aberta a sessão pelo presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, o colóquio inicia com o tema: “Neurodiversidade: desconstruir o conceito, superar os desafios”, pela pediatra Joana Monteiro.
A psicóloga clínica da 3 m’s Menina, Mulher e Mãe, Tânia Correia vai falar da “Vinculação: a chave-mestra da aprendizagem” e, logo a seguir, há um espaço aberto para discussão e um momento artístico, com o valecambrense Afonso Pontinha e banda.
A “Inteligência Artificial: os constrangimentos e as oportunidades para a Educação” vão ser tema do formador de professores, José António Moreira.
A vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2024, Sofia Damiana Pires de Jesus também estará presente no evento e falará de “Educação + Inspiradora: As 7 Maravilhas da Aprendizagem”.
A sessão de encerramento será feita por Pedro Martins, diretor do Agrupamento de Escolas de Búzio.
À semelhança de anos anteriores, esta iniciativa será acreditada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis – CFAE AVCOA.
A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, através do Sistema de Apoio à Gestão do Centro de Formação (SAGCF) – https://siavcoa.pt.