Arqueólogos acreditam que no local se encontra uma mamoa ou tumulus do antigo povoado que habitou esta região na idade do Bronze. Os vestígios arqueológicos do monumento funerário da zona industrial do Rossio, em Vila Cova de Perrinho irão fazer parte do espólio do Museu Municipal. A Câmara adjudicou o projeto a uma empresa de Viseu pelo valor de 35.000€.
Cristina Maria Santos
Arqueólogos confirmaram a existência de um monumento funerário datado do período Neolítico/Idade do Bronze que consiste num montículo artificial que cobre uma câmara dolménica ou dólmen, localizado no sítio arqueológico descoberto nas décadas de 80 e 90, na zona industrial do Rossio, em Vila Cova de Perrinho.
Autorizada pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC) e Direção regional de Cultura do Norte (DRCN), o projeto foi adjudicado à empresa EON Indústrias Criativas, Lda. de Viseu que está no terreno desde julho e está a terminar a primeira fase dos trabalhos, seguindo-se as restantes fases que continuarão até à escavação integral do monumento.