Em 2023, o Município de Vale de Cambra, em parceria com a junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, entregou à população 612 castanheiros para plantação. Este ano, as candidaturas para a atribuição desta espécie endógena local, estão abertas até 31 de outubro.
Cristina Maria Santos
O projeto de distribuição dos castanheiros, para a revitalização do território e para a reintrodução desta espécie vegetal nos terrenos, tem sido uma aposta da Autarquia, em parceria com a junta de freguesia de S. Pedro de Castelões.
A iniciativa dá continuidade ao Projeto de Promoção da Castanha e do Castanheiro, implementado em 2021 e tem como objetivo promover a arborização/rearborização com recurso a castanheiros (plantas sem enxerto), promover a enxertia da variedade Castelões, bem como, aumentar a área de souto na freguesia e ainda aumentar a produção anual de castanha.
A sua implementação será objeto de acompanhamento técnico por parte do gestor do projeto, de um elemento da freguesia de S. Pedro de Castelões e por um elemento da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga, referiu a Câmara de Vale de Cambra.
A entrega é gratuita e vai decorrer na abertura da 18.ª Feira da Castanha, que, este ano, acontece entre os dias 8 e 10 de novembro.