Vale de Cambra e Buco-Zau (Cabinda), da república da Angola, são, a partir de hoje, dia 1 de fevereiro, cidades irmãs. A formalização do protocolo de geminação, relativo à promoção da cooperação amigável e de intercâmbios entre os dois municípios, foi concretizada esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vale de Cambra.
Cristina Maria Santos
Buco-Zau é uma cidade da província de Cabinda, em Angola, com 2 115 km² e cerca de 40 mil habitantes. Buco-Zau significa “margem dos elefantes” e é possível observá-los em várias áreas do território, referiu hoje o administrador do município do Buco-Zau, Óscar Dilo, em declarações ao Voz de Cambra.
Segundo o responsável, o município de Buco-Zau tem feito uma aposta no turismo ecológico – através da floresta Maiombe, segunda maior câmara de oxigénio do planeta, depois da Amazónia – mas também num projeto mineiro de prospeção e exploração de ouro e frisou ainda que tem relançado a cultura do cacau como parte do programa de apoio à produção agrícola e à exploração da madeira.
A geminação com o concelho de Vale de Cambra será para Buco-Zau uma oportunidades de criar sinergias a nível económico, através de acordos com o tecido empresarial valecambrense e aquisição de formação nas escolas deste município.
“Queremos aproveitar ao máximo aquilo que as empresas de Vale de Cambra têm para nos oferecer no quadro da formação, sobretudo, dos cursos técnicos profissionais, para que também os nossos jovens tenham o conhecimento suficiente para podermos manter e criarmos oportunidades de emprego a essa juventude e facilitar a vida das nossas populações”, referiu Óscar Dilo.
Em contrapartida, as empresas valecambrenses também irão beneficiar com esta parceria, nomeadamente a nível de mão de obra e matéria prima. Para além disso, as duas cidades vão partilhar e cooperar em áreas como a cultura, a economia, a educação, o turismo, entre outras.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro deu a conhecer as potencialidades de Vale de Cambra e lembrou que este “é um concelho de oportunidades que vale a pena conhecer”, especificando ainda que esta geminação vai dar a oportunidade de oferecer estágios e formações a cidadãos de Buco-Zau, bem como uma partilha de conhecimentos a nível de gestão autárquica com o município irmão.
A assinatura do acordo de geminação entre o Município de Buco-Zau (Cabinda- República da Angola) e o Município de Vale de Cambra decorreu hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Vale de Cambra.
A cerimónia contou com a participação dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Miguel Paiva, respetivamente, o administrador do município do Buco-Zau, Óscar Dilo e o vice-governador da província de Cabinda, Miguel Santos Oliveira, bem como, vereadores da Câmara de Vale de Cambra, a Associação Empresarial de Cambra e Arouca (AECA) e empresários de Vale de Cambra.
Durante a semana, a comitiva angolana teve a oportunidade de contactar com o mundo empresarial local, visitar algumas empresas e conhecer de perto o tecido industrial valecambrense.
Leia a notícia na integra na edição impressa do jornal Voz de Cambra! Seja assinante!