Associação Desportiva Valecambrense (ADV), o Clube Desportivo e Cultural (CDC) Macieira de Cambra (CDC) e a Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale de Cambra foram novamente reconhecidas como Entidades Formadoras, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa cerimónia que decorreu no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha, no dia 31 de janeiro.
Cristina Maria Santos
Os três clubes valecambrenses foram certificados pela Federação Portuguesa de Futebol como entidades formadoras, um processo que visa avaliar e contribuir para a melhoria do processo de formação dos jovens atletas.
A AD Valecambrense e o CDC Macieira de Cambra foram reconhecidas como entidades formadoras de Futebol 3 estrelas; e a ACR como entidade formadora de Futsal 3 estrelas.
A cerimónia decorreu no no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha, onde foram reconhecidos 87 clubes da Associação de Futebol de Aveiro que em 2023/2024 concluíram o seu processo de certificação como Entidades Formadoras, mais 21 do que no ano anterior.
De Vale de Cambra, estiveram presentes os representantes dos clubes, bem como os presidentes das juntas de freguesia de S. Pedro de Castelões, Sérgio Soares e de Macieira de Cambra, Vitor Tavares. O vereador do Desporto, André Silva, também esteve presente na cerimónia.
O vereador lembrou que esta atribuição demonstra bem a aposta na formação por parte dos clubes valecambrenses e a força do associativismo local.
“Este reconhecimento é de e para todos aqueles que diariamente fazem um trabalho fantástico no desenvolvimento desportivo e humano das nossas crianças e jovens, desde os clubes, passando pela câmara municipal e juntas de freguesia. O processo de certificação revela-se de enorme importância para os clubes já que visa uma melhor organização das suas estruturas, do processo formativo em si, bem como dos processos internos e de organização, tendo um grande impacto, não só no trabalho diário, mas também na imagem que é transmitida para o exterior”, destacou.
O responsável pelo desporto no concelho André Silva destacou ainda o papel da autarquia em todo este processo, relembrando que “desde o ano passado que a Câmara Municipal atribui uma verba extra a todos os clubes que se encontrem devidamente certificados”, concluiu.