Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Fundação Ilídio Pinho atribui prémio de portugalidade a Ramalho Eanes

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosFevereiro 8, 2025Updated:Fevereiro 8, 2025Sem comentários3 Mins Read

    O empresário de Vale de Cambra, Ilídio Pinho distingiu, esta segunda-feira, o general Ramalho Eanes com o “Grande Prémio Ilídio Pinho”. A cerimónia de entrega do galardão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no Porto e contou com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, do autarca do Porto, Rui Moreira, e de Ilídio Pinho.

    Cristina Maria Santos 

    Trata-se da terceira edição do galardão que visa “homenagear um português de excelência que o país reconheça como um cidadão exemplar”. Uma iniciativa da Fundação Ilídio Pinho, criada em 2000 pelo empresário valecambrense Ilídio Pinho para homenagear a memória do seu filho Ilídio Pedro, perpetuando as suas raízes ao serviço de uma causa maior. 

    Na cerimónia de homenagem a Ramalho Eanes, Ilídio Pinho reconheceu-lhe  a capacidade de liderança enquanto general e como o “primeiro presidente democraticamente eleito pelos portugueses”. Segundo o empresário, o antigo presidente da República “foi o homem que mais poder teve nas mãos e mais poder soube distribuir. Tem a máxima autoridade”, reconheceu.

    Ramalho Eanes tem recusado distinções e homenagens, mas abriu uma exceção para receber, o Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho, dedicado à Portugalidade.

    Apesar de considerar que “não merecia homenagens”, Ramalho Eanes mostrou-se sensibilizado com a distinção e vincou que não aceitou o valor pecuniário de 100 mil euros associado ao prémio, porque o considerou uma “atribuição excessivamente generosa”. 

    “Desde muito cedo vi morrer homens em combate pelo país e com a pátria financeiramente pobre tratava os seus descendentes. Prometi a mim mesmo que nunca receberia mais proventos dos que me eram devidos pela minha atividade”, explicou. 

    Ramalho Eanes recebeu do presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco (em representação do Presidente da República), a medalha do prémio Ilídio Pinho, da autoria do arquiteto Álvaro Siza e o diploma foi entregue por Rui Moreira.

    Durante o seu discurso, Aguiar Branco referiu que a palavra de Ramalho Eanes foi sempre escutada por ser “um exemplo maior de cidadania” e lembrou que Portugal lhe “deve muito”.

    O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, considerou Ramalho Eanes “uma referência” para todos os portugueses e disse ser “um farol da integridade, verticalidade e ética”.

    O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira frisou que o antigo presidente dedicou a sua vida “a servir o país e a defender os valores da liberdade, do pluralismo e da tolerância” e afirmou que  “é um homem do presente e um verdadeiro senador da República”.


    O Grande Prémio da Fundação Ilídio Pinho foi criado em 2022 e atribui 100 mil euros a cidadãs e cidadãos nacionais. Já distinguiu o cardeal D. José Tolentino de Mendonça e o arquiteto Álvaro Siza Vieira. A direção-executiva do prémio está a cargo de Carlos Magno. E a organização do evento conta com a parceria da Câmara Municipal do Porto.

    Entre as personalidades presentes na cerimónia estava o arquiteto Álvaro Siza Vieira, que foi o galardoado na 2.ª edição do prémio, Elisa Ferreira, ex-comissária europeia, Manuel Pizarro, ex-ministro da Saúde, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e o Bispo do Porto, D. Manuel Linda. 

    De Vale de Cambra, estiveram presentes os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, José Pinheiro e Miguel Paiva, respetivamente, presidentes de junta de freguesia de S. Pedro de Castelões e União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Miguel Aguiar Soares, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, António Pina Marques, empresários e familiares de Ilídio Pinho. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    Fundação Ilídio Pinho Ilídio Pinho

    Veja também

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link