Atual proprietário da Carbeninox quis celebrar o mérito dos fundadores desta empresa, que contribuíram para o seu crescimento ao longo de 26 anos de atividade.
Carlos Bento e esposa Maria Bento fundaram a Carbeninox – Indústrias Metalúrgicas em 7 de abri de 1999, mas tudo começou em 1 de setembro de 1988, quando o casal começou a trabalhar no ramo, em termos individuais.
Este legado foi, esta segunda-feira, assinalado e homenageado por Eduardo Marques, o novo administrador e proprietário da empresa localizada no lugar do Barreiro, na freguesia de Ossela, em Oliveira de Azeméis.
“O seu legado de excelência continuará”, é a frase que consta na placa descerrada neste dia, para garantir que o trabalho desenvolvido pelos seus fundadores terá continuidade.
Eduardo Marques sublinhou que esta era a altura ideal para “dar o mérito a quem o merece”.
Agradavelmente surpreendido pela homenagem, Carlos Bento lembrou que foi preciso “muito sacrifício” para lançar a empresa, mas também para consolidar o seu trajeto.
“Foi caminhando pouco a pouco, a passo de caracol”, afirmou o empresário.
Carlos Bento aproveitou para agradecer a dedicação e empenho da sua esposa e filhos, mas também não esqueceu os trabalhadores, clientes e fornecedores.
Desejou sorte ao novo administrador e mostrou-se disposto a ajudar no que for necessário.
A aquisição da Carbeninox por Eduardo Marques, surgiu como “uma oportunidade”, uma vez que já tem no mesmo território uma outra empresa na área da metalomecânica.
O atual administrador fez elogios à gestão do casal e aproveitou também para realçar “a qualidade” dos equipamentos produzidos pela empresa.
Equipamentos que são predominantemente em aço inoxidável e para uma vasta gama de aplicações nas indústrias alimentar e bebidas, tratamento de águas, farmacêutica e química.
O novo proprietário iniciou funções nesta unidade industrial a 17 de maio de 2024 e frisou que o volume de negócios médio ronda os três milhões de euros por ano.
Presente nesta homenagem esteve o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, que salientou “a ousadia e o exemplo” do casal fundador, num país onde “não é fácil ser empresário”.
O presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro também se fez representar nesta cerimónia.


