Feiras internacionais e ações marketing digital com 50% de apoio a fundo perdido
Aumentar a capacidade exportadora e a presença internacional de dezena e meia de PME, aproximadamente, é um dos objetivos do novo projeto da AECOA, cuja candidatura foi aprovada recentemente, no âmbito do “Portugal 2030”.
A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) já está a executar o projeto “ESIIA_International”, com o apoio do programa estrutural ‘Portugal 2030’.A candidatura ao Aviso MPr-2024-5 – Internacionalização das PME – Operações em Conjunto da AECOA foi, recentemente, aprovada e, deste modo, pelo menos 13 Pequenas e Médias Empresas (PME), com foco na fileira de ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’ (ESIIA), irão usufruir de incentivos de 50% a fundo perdido nesta área.
Participação em Feiras já em 2025
O Projeto Conjunto de Internacionalização da AECOA visa aumentar a capacidade exportadora e a presença internacional de PME das regiões Norte e Centro. Neste sentido, foram validadas a qualidade e coerência das ações que a entidade promotora se propôs concretizar. Desde logo, a participação em feiras internacionais assume-se como muito importante na estratégia prioritária da operação. Neste âmbito, a Associação Empresarial oliveirense irá levar empresas aderentes – e outras, que ainda se podem associar -, já neste ano de 2025, a duas feiras internacionais: A Siema FoodExpo, em Casablanca – Marrocos, que decorre de 09 a 11 de setembro próximo, e a Drinktec, entre 15 e 19 desse mesmo mês, na Alemanha (Munique).
Neste momento, ainda existem vagas para as empresas que pretendam marcar presença no certame de Marrocos, um excelente mercado a explorar. Basta para isso, contatar a AECOA (Telf.: 256 668 824 / angela.amorim@aecoa.pt).
Para o próximo ano, agendadas estão outras exposições internacionais, nomeadamente a edição de 2026 da Siema, a FEIRA Alimentaria Foodtech, Barcelona – Espanha e a FEIRA FoodTech, que tem lugar em Herning na Dinamarca. Por último, mas não menos importante, já em 2027, espera-se levar mais empresas à Alemanha (Colónia), então à Feira Anuga FoodTech.
Outras ações elegíveis
Para além da aposta desta operação conjunta da AECOA passar pela participação de PME, essencialmente da fileira dos ‘Equipamentos, Serviços e Ingredientes para a Indústria Alimentar’ em eventos externos deste tipo, o ‘ESIIA_International’ oferece, ainda, apoio a fundo perdido (50%) para o desenvolvimento de marketing digital e a adesão a marketplaces B2B (Europages B2B e Alibaba Profissional), catálogos digitais e vídeos promocionais, no âmbito das feiras em que as empresas participem.
Este projeto representa mais um marco na missão da AECOA em apoiar as PME na projeção internacional, inovação e crescimento sustentável, criando condições para que enfrentem novos mercados com mais preparação, ferramentas e visibilidade.
Importa acrescentar que o projeto conjunto ‘ESIIA_International’ é financiado pelo ‘Portugal 2030’, no âmbito do COMPETE2030 – Programa Temático Inovação e Transição Digital, no montante de 685.899,16 euros, dos quais 375.438,92 euros são provenientes da União Europeia/ FEDER.
