Aconteceu de 12 a 13 de abril, aquela que é a Festa da Broa de Milho de Paraduça, na freguesia de Arões. A aldeia recebeu a 16.º edição do evento, que pretende promover a iguaria típica da região, mas também o vinho, petiscos, produtos locais, caminhos pedestres, Rota dos Moinhos e animação. A organização faz um balanço positivo e revela que evento homenageia, cada vez. mais, “essência” da aldeia.
Cristina Maria Santos
A iniciativa desenrolou-se, como habitualmente, no espaço envolvente à Casa da Broa, mas também na Eira da Cavadinha, local onde se encontra o forno comunitário, onde foi dinamizado o workshop “Do Grão ao Pão”.
Devido ao estado do tempo que se caracterizou por chuva intensa, não foi realizada a caminhada pelo Percurso Pedestre (PR6), pela Rota dos Moinhos e hortas da aldeia. Os participantes assistiram à tertúlia sobre “A Broa de Milho”, que decorreu Casa da Broa, com convidados que partilharam os seus conhecimentos sobre a iguaria. Já pela noite, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira de Queirã, de Vouzela animou os presentes.
No domingo, o dia começou com a abertura dos moinhos ao público, naquela que é uma iniciativa integrada na Rede Portuguesa de Moinhos – “Moinhos de Portas Abertas”. Ainda neste dia, os visitantes puderam apreciar como se faz a broa e prová-la, juntamente com o vinho e outros produtos locais. A animação e música também estiveram presentes, com a atuação do grupo de concertinas de Mangualde.
A Associação para o Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça faz um balanço positivo da iniciativa e considera que evento homenageia, cada vez mais, a “essência” da aldeia de Paraduça, que contou com dezenas de visitantes e preparou de forma artesanal, centenas de broas.
Com a preparação da broa, a organização pretende também dinamizar a produção local de milho, uma vez que gastam o cereal que é semeado na aldeia e de produtores de lugares e freguesias vizinhas.
Presentes no evento, estiveram entidades públicas, como os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro e Miguel Paiva, o presidente da junta de freguesia de Arões, Arménio Lige, o coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho, o presidente da Associação para o Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça, Sérgio Ferreira, o associado e presidente da mesa da assembleia geral da Associação, Pedro Ferreira, entre vários outros.