Esta foi mais uma ação de responsabilidade social a que a cadeia McDonald´s nos tem vindo a habituar. Na missão de retribuir à comunidade tudo aquilo que esta lhe dá, o restaurante McDonald’s de Espinho abriu portas a alunos com necessidades especificas do Agrupamento de Escolas de Búzio, de Vale de Cambra e ofereceu-lhes um menu e sobremesa, num ambiente descontraído e acessível. Para além de espalhar sorrisos, a experiência foi vivida intensamente por alguns que, pela primeira vez, foram a um restaurante fast-food.
Proporcionar bons momentos tem sido um objetivo dos restaurantes McDonald’s de Santa Maria da Feira, Lourosa, Espinho e São João da Madeira, liderados pelo franquiado Francisco Nadais, natural de Vale de Cambra.
A visita de estudo à cidade de Espinho foi organizada pelo Agrupamento de Escolas de Búzio, com o objetivo de proporcionar vivências fora do contexto habitual da sala de aula, reforçando competências sociais e promovendo a participação ativa dos alunos em experiências do quotidiano.
E foi a experiência de um ambiente descontraído e acessível que os alunos encontraram no restaurante McDonald´s de Espinho, acrescentando a isso, a curiosidade em provar e escolher os vários menus que o restaurante tem para oferecer.
“O momento, simples mas de grande significado, representou para alguns a primeira vez num restaurante deste tipo”, referiu o professor, responsável pela visita de estudo.
A iniciativa, que contribuiu para promover a autonomia e a inclusão social destes jovens, foi para a gerência deste McDonald’s mais uma prova do “forte sentido de responsabilidade social” que têm para com a comunidade.
“Apoiámos a escola na sua missão educativa e criámos memórias marcantes para todos os envolvidos”, sublinhou o gerente.
A viagem de estudo levou ainda os alunos a partir à aventura, numa viagem animada no tradicional “Vouguinha”, que atravessa paisagens e locais rurais, e foi motivo de entusiasmo para todos.
“Revelou-se uma experiência enriquecedora, memorável e inovadora, sobretudo, para os mais jovens”, referiu o professor.
Já em Espinho, os alunos dirigiram-se ao Centro de Multimeios, onde participaram numa envolvente “Astroatividade”, que consistiu em construir um sistema solar.
“Nesta atividade, além de conhecerem os planetas e as suas luas, pretendeu-se que também desenvolvessem alguma coordenação psicomotora e motricidade fina. Foi uma atividade pensada para despertar o interesse pelo espaço e pelo universo, proporcionando momentos de descoberta e de aprendizagem”, explicou ainda o docente.

