O PS anunciou que Nelson Martins vai voltar a ser o candidato do partido à Câmara de Vale de Cambra nas eleições autárquicas de 2025. O candidato já tinha concorrido em 2013 e 2017, exercendo funções de vereador sem pelouro durante os dois mandatos.
Cristina Maria Santos
A recém constituída Comissão Política do PS de Vale de Cambra escolheu Nelson Martins para candidato à Câmara Municipal nas eleições autárquicas de 2025.
Nelson Martins – que concorreu à presidência da Câmara de Vale de Cambra duas vezes (2013-2017) e ocupou funções de vereador sem pelouro eleito pelo PS durante estes dois mandatos – volta a ser candidato socialista nas próximas eleições autárquicas.
Não renegando as suas convicções ao socialismo democrático, o também professor, foi ainda convidado pela Federação Distrital do PS a recandidatar-se às Autárquicas 2021, mas este apresentou-se disponível a fazê-lo numa plataforma independente, não tendo sido esta proposta aceite pelo Partido Socialista.
Longe da política durante quatro anos, mas sempre atento à gestão autárquica e aos “reais problemas” do concelho, o candidato apresenta-se nestas eleições como a alternativa ao CDS/PP, que está no poder há 12 anos.
Os oito anos enquanto vereador trouxeram-lhe “um conhecimento profundo do território cambrense e das suas gentes” e, por isso, adianta já algumas das suas prioridades para o concelho: como a expansão das redes de água e ou saneamento, políticas que promovam a fixação da população, melhorar a qualidade de vida da população envelhecida, o desenvolvimento industrial do interior do concelho e as suas acessibilidades, entre outras.
Nelson Martins tem 62 anos, é licenciado em História e foi presidente da escola e Agrupamento das Dairas, entre 1998 e 2013, e professor desde 1990, o que o torna um “cidadão ativo”, garantiu ao Voz de Cambra. Durante alguns anos esteve ligado ao dirigismo cultural e desportivo valecambrense (A.C.R. de Vale de Cambra e Hóquei Académico de Cambra). Colaborou regularmente, durante vários anos, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vale de Cambra, na qualidade de comissário cooptado.
Em declarações ao Voz de Cambra, o candidato disse estar pronto para liderar a Autarquia valecambrense e conta com uma equipa motivada.
“Apresentamo-nos como equipa disposta a servir com compromisso e proximidade. Somos um grupo coeso na decisão de querer servir os cambrenses e mais não serei do que um dos primeiros entre os pares, num processo que se pretende continuar para lá do ato eleitoral, seja no associativismo seja na política”, sublinhou Nelson Martins.
Em julho de 2024, o coordenador do secretariado concelhio do PS de Vale de Cambra, Jesus Silva prometeu “organizar, rejuvenescer e modernizar” o Partido, que estava sem estrutura concelhia desde 2017. Em declarações ao Voz de Cambra, o também membro da atual Comissão Política Distrital do Partido Socialista, disse que o Partido local pretende vencer as Autárquicas de 2025 no concelho e que Nelson Martins é a pessoa certa para o conseguir.
Entre 2021 e 2025, o Partido Socialista esteve representado por Tiago Fernandes, enquanto vereador da Autarquia, tendo obtido, nas últimas eleições 19,67 % (2.542) votos dos valecambrenses, chegando à posição da segunda força política mais votada. Ana Raquel Pinheiro representa a bancada do Partido na Assembleia Municipal.